Brasil

Insulfilm e as novas regras a partir de 2023, veja o vídeo

Entenda as mudanças da nova Lei

28/03/2023

nova lei para insulfilm passou a vigorar agora em 2023 e teve diversos aspectos alterados. Então, se você tem ou está pensando em colocar o item em seu automóvel, é importante ficar por dentro das mudanças impostas pela nova lei para insulfilm!

 

Insulfilm nos carros

A princípio, o uso de películas nos vidros dos carros é uma prática antiga, e tem como principal objetivo trazer mais segurança ao motorista. Mas desde que o uso do item se popularizou, foram definidas regras.

Entretanto, as regras definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito — Contran sobre o uso correto da película nos vidros, que já tinham sido alteradas em 2022, tiveram outras atualizações no fim do ano.

Com isso, a nova lei para insulfilm passa a vigorar agora em 2023, sendo fiscalizada com mais rigor pelas autoridades competentes. Nesse sentido, um dos propósitos é combater o uso de películas de má qualidade e que possam prejudicar o motorista.

Foto: Thinkstock

Por exemplo, insulfilm com tintura, teflon ou a famosa “segurança antivandalismo”, que impedem a quebra caso o vidro seja atingido por bandidos, podem estar fora das especificações e trazer problemas aos condutores.

 

Nova lei para insulfilm

Como mencionamos, este ano passa a vigorar a nova lei para insulfilm. Pensando nos diversos motoristas que fazem uso da película em seus carros, ou quem está pensando em colocá-la agora, trouxemos as novas regras sobre a aplicação do item nos vidros. Confira:

  • Não há mais exigência mínima em vidros que não interferem na área indispensável para a visibilidade do veículo;
  • Antes, em vidro traseiro e laterais traseiros havia a exigência de 28% de transmitância luminosa;
  • Para-brisas e vidros laterais dianteiros: área indispensável segue com transmitância mínima de 70%;

Vale ressaltar que a transmitância luminosa é referente à quantidade de luz que atravessa um material. Além disso, a fiscalização desse índice é feita tanto por meio da verificação do certificado de conformidade à norma ABNT NBR 9491 quanto do uso de um medidor de transmitância luminosa.

Por fim, para-brisas e vidros laterais dianteiros, que são áreas indispensáveis, seguem com transmitância mínima de 70%.

 

 

Conteúdo postado por Carros 2023

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

 

 

 

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x