Variedades

Investimento em renda fixa é melhor em momentos de incertezas

Saiba como manter sua carteira segura em tempos de maior volatilidade

12/05/2023

O mercado financeiro é um local que oferece inúmeras oportunidades de crescimento, sobretudo na renda variável. No entanto, os momentos de crise podem ser fatais se o investidor também não contar com um investimento seguro na sua carteira.

Quem investe apenas em renda variável pode encarar grandes perdas durante a crise e, como resultado, ter que vender ativos no prejuízo. Por isso, a melhor proteção para uma carteira é a renda fixa.

Seja como forma de diversificação, seja como reserva de emergência, a renda fixa possui uma enorme vantagem no equilíbrio dos investimentos. Veja agora o que são investimentos de renda fixa e como eles podem ajudar os seus investimentos.

A renda fixa

O nome já entrega parte do significado desse investimento, mas também pode confundir o investidor. De fato, a renda fixa é um tipo de investimento cuja rentabilidade (ou parte dela) é conhecida de antemão pelo investidor.

Contudo, muitos investidores acreditam que a renda fixa significa valorização constante – o que não é verdade. Isso porque nem todos os investimentos de renda fixa possuem o mesmo tipo de rentabilidade ou de risco. Alguns desses investimentos de fato podem registrar perdas durante um período.

O que diferencia a renda fixa é que ela não varia constantemente e de maneira imprevisível como as ações, mas sim de forma mais constante. Por isso, a renda fixa apresenta mais estabilidade, previsão e menos volatilidade na carteira. Os investimentos em renda fixa se dividem em três tipos: pré-fixado, pós-fixado ou misto.

Renda fixa pré-fixada

Um investimento com rentabilidade pré-fixada é aquele cujo rendimento não varia ao longo do tempo. O investidor pode ver a rentabilidade contratada no momento da aplicação e ela será a mesma na hora do vencimento.

Por exemplo, um título de renda fixa pré-fixada que pague 10% ao ano, com vencimento em 2025. Este título pagará a taxa contratada até o vencimento, independentemente da alta de outras taxas de juros, como a SELIC e inflação.

Por isso, a renda fixa pré-fixada oferece a maior previsibilidade entre os investimentos de renda fixa.

Renda fixa pós-fixada

Na renda fixa pós-fixada, o investidor conhece a rentabilidade apenas na data do vencimento do investimento, ou quando fizer o resgate. Geralmente, estes investimentos possuem a rentabilidade atrelada a um indicador, como o CDI, e variam com esse indicador.

Por exemplo, imagine um investimento que rende 100% do CDI, índice que neste momento está por volta de 13,65%, com vencimento em 2025. Mas se o CDI cair para, digamos, 13%, o rendimento do título também vai cair.

Esses títulos tendem a variar mais tanto de preço quanto de rentabilidade. Se a taxa de juros do título cai, seu preço sobe, e se a taxa de juros subir, é o preço do título que cai.

Mistos

Por fim, a renda fixa mista possui um rendimento dividido. Parte dele tem uma taxa fixa e a outra parte varia conforme um indicador. Os títulos mais comuns nessa modalidade são os atrelados à inflação, que pagam a variação da inflação (normalmente o IPCA), mais uma taxa fixa.

Renda fixa na sua carteira

Durante momentos de crise, a renda fixa costuma apresentar um desempenho mais estável, mantendo parte da carteira segura. Isso porque enquanto as ações e outros fundos de renda variável podem registrar perdas, a renda fixa mantém um rendimento constante.

Por isso, quanto mais seguro for um investimento de renda fixa, maior é o seu papel para reduzir a volatilidade da carteira. Além disso, a renda fixa é o melhor investimento para manter o dinheiro que você precisa utilizar de imediato, como uma reserva de emergência.

Com parte do seu portfólio na renda fixa, é possível recorrer a este dinheiro em momentos de crise sem risco de perdas, e também evita que o investidor tenha que vender ações e assumir prejuízos para ter dinheiro disponível.

Em suma, a renda fixa possui como função equilibrar o risco da carteira, reduzir a volatilidade e, acima de tudo, garantir dinheiro em momentos de crise.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x