Política

Juízes e Promotores Eleitorais e PM tratam sobre as eleições

O encontro serviu para afinar o trabalho conjunto e discutir ações pontuais para manter o bom andamento do processo eleitoral até a sua finalização

25/08/2022

A Polícia Militar do 14º Batalhão representada pelo Tenente Coronel Valdeci Oliveira da Silva e o sub-comandante, Major Edson Jesus da Silva, os juízes eleitorais José Aranha Pacheco e Cristhyan Krautchychyn e os promotores eleitorais André Teixeira Miglioli e Aristeu Xenofontes Lenzi, das 17ª e 87ª Zonas Eleitorais, respectivamente, que compreendem os municípios de Jaraguá do Sul, Corupá e Schroeder, estiveram reunidos ontem (24) no Cartório Eleitoral, para tratar sobre a fiscalização da campanha e no dia das eleições.

Segundo o chefe de Cartório, Eduardo Arbigaus, o encontro serviu para afinar o trabalho conjunto e discutir ações pontuais para manter o bom andamento do processo eleitoral até a sua finalização. Com a eleição próxima – 2 de outubro – a Justiça Eleitoral busca assegurar o cumprimento do calendário e a segurança, ao mesmo tempo em que manterá rígido controle, em especial das propagandas dos candidatos.

Para trabalhar nas eleições, a Justiça Eleitoral convocou cerca de 1,3 mil pessoas, sendo que 600 – presidentes e primeiros mesários – vão participar no dia 30 de agosto, no Pequeno Teatro da Scar, de um treinamento. Devido ao número, o grupo será dividido em três turmas, com capacitações às 10h, 13h30min e 16h.

Mais de 700 eleitores requereram o voto em trânsito

Os eleitores e eleitoras que pretendem votar em trânsito nas Eleições 2022 tiveram prazo até 18 de agosto para solicitar o serviço à Justiça Eleitoral. O voto em trânsito ocorre quando o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral e indica outra cidade para votar, mas somente em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.

Essa possibilidade pode ocorrer no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos. Neste ano, o primeiro turno está marcado para 2 de outubro e, eventual segundo turno, para o dia 30 do mesmo mês.

(Foto: F.J.Brugnago)

Com mais de 100 mil eleitores, os Cartórios da 17ª e 87ª Zonas Eleitorais receberam mais de 700 pedidos para votarem em trânsito. São de vários Estados, segundo fonte do Cartório local.

Eleitores que votavam na Escola Prof. Arnoldo Schulz, no Rio da Luz Vitória, que está desativada, votarão a partir de agora na Escola Prof. Henrique Heise, no Rio da Luz II. É a única mudança de seção em Jaraguá para as eleições de outubro.

A Justiça Eleitoral confirma para os dias 17 e 18 de setembro a configuração das urnas, em ato público em uma das dependências do Condomínio Marcatto. É quando as mídias, com todos os candidatos, são inclusas nas urnas eletrônicas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x