Esportes

Karatê: Atleta de Blumenau treina desde os sete anos e busca o título nacional

Gabriela Mendes tem diversas medalhas no esporte e agradece seus professores pelas suas conquistas

09/05/2024

Karatê: Atleta de Blumenau treina desde os sete anos e busca o título nacional

Foto: Arquivo Pessoal

 

Natural de Guaramirim, Gabriela Mendes mora em Blumenau desde muito nova. Hoje com 23 anos, ela está se preparando para a fase nacional do Campeonato Brasileiro de Karatê. A atleta busca o primeiro lugar na etapa final, em Brasília. Além disso, ela quer ser campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) no final deste ano.

 

O início desta jovem lutadora do Vale do Itajaí foi com sete anos na Escola Leoberto Leal, no bairro Salto Norte, com a professora Maike Steffen. Gabriela Mendes estudava pela manhã e ia treinar no período vespertino, uma rotina que dura cerca de 16 anos no esporte. Hoje, a atleta mantém uma rotina de treinos entre segunda-feira e sábado.

 

Karatê: Atleta de Blumenau treina desde os sete anos e busca o título nacional

Foto: Arquivo Pessoal

 

“Iniciamos com a parte de preparação física, da planilha de treinos que o preparador Ariel da seleção brasileira de karatê montou para nossa equipe e realizamos todos juntos. Em seguida, já vamos para a parte técnica e tática do karatê. Além disso, eu realizo a parte de fortalecimento na musculação quatro vezes na semana”, destacou Gabriela.

 

Perguntada sobre as últimas conquistas, a lutadora blumenauense comentou que entrou para a seleção brasileira em 2018. “Fiquei em 2º lugar na etapa final do campeonato brasileiro em 2019, fui bicampeã da etapa zonal do nacional em 2022 e 2023, três vezes seguidas 3º lugar na etapa final do brasileiro, em 2021, 2022 e 2023”, comentou.

 

Karatê: Atleta de Blumenau treina desde os sete anos e busca o título nacional

Foto: Arquivo Pessoal

 

“Então, ano passado finalizei em 3º lugar na final do campeonato brasileiro. Em 2024, iniciei indo para o Open do Team Aguiar no Espirito Santo e fiquei em 3º lugar. A segunda competição do ano foi essa etapa das últimas semanas, que eu fiquei em 2º lugar. Estas competições servem para aumentar a pontuação no ranking nacional”, lembrou.

 

Durante a entrevista, Gabriela Mendes enfatizou a importância de seus professores. “Meus técnicos da Associação Blumenau de Karatê (ABK) são minhas maiores inspirações, o professor Vanderlei Machado e a professora Maike Steffen, desde que eu iniciei no karatê eles estão comigo, sem eles nada do que eu conquistei e vivi seria possível”, declarou.

 

Karatê: Atleta de Blumenau treina desde os sete anos e busca o título nacional

Foto: Arquivo Pessoal

 

Vanderlei é técnico em Blumenau há 24 anos e a Maike foi atleta de alto rendimento da seleção brasileira a vida toda, conquistando inúmeros títulos internacionais. Com essa admiração, ela os colocou como ídolos e espelhos de sua carreira até aqui.

 

Pensando no futuro, a expectativa de Gabriela Mendes para o karatê é que o esporte seja mais valorizado, por não ser um esporte olímpico, o apoio do governo é mínimo. “Esperamos que nos próximos anos o karatê seja visto com um olhar mais solidário”, finalizou.

 

Última competição

Com informações do Blog do Jaime, o resultado da ABK foi obtido durante a etapa classificatória para o campeonato brasileiro disputado no Ginásio da Univille, em Joinville, na qual participaram 760 atletas de 129 clubes de todo o país. Além disso, a ABK/SME Blumenau classificou os atletas Diego Pereira e Pedro Mendes para a Seleção Brasileira de Karatê. A Associação Blumenau de Karatê/Barão/Arawaza/Norte Shopping/Neumarkt Shopping/Tell Alimentos/SME Blumenau é campeã da etapa de Santa Catarina do Campeonato Brasileiro, classificatória para a fase final da competição, programada para Recife, em Pernambuco, em novembro.

 

Com 43 atletas, a equipe blumenauense conquistou 15 medalhas de ouro, 14 de prata, uma da Gabriela Mendes, e 17 de bronze. A ABK classificou 38 atletas, em 46 categorias, dos quais, 14 alunos da categoria de base, que estrearam a nível nacional. Além disso, Diego Pereira e Pedro Mendes, ambos da ABK/SME Blumenau, carimbaram vagas entre os titulares da Seleção Brasileira de Karatê, que vai disputar o Sul-Americano, entre os dias 24 e 30 de junho, em Santa Cruz, na Bolívia. Além do título da equipe blumenauense, a delegação de Santa Catarina também ficou com o primeiro lugar na classificação geral. A seletiva nacional e a etapa de Santa Catarina do campeonato brasileiro foram disputadas entre os dias 10 e 14 de abril, no Norte do Estado.

 

Karatê: Atleta de Blumenau treina desde os sete anos e busca o título nacional

Foto: Arquivo Pessoal

 

Para Vanderlei, técnico da ABK/SME Blumenau e coordenador de Seleções de Santa Catarina, o resultado é reflexo do comprometimento de todos os envolvidos, seja comissão técnica e atletas. “A ABK se consolida no cenário nacional, já que foi vice-campeã da etapa final do campeonato brasileiro, em novembro, do ano passado. Este resultado é muito significativo, devido as participações de 129 clubes de todo o país”, avaliou Vanderlei. O treinador destacou ainda, o bom desempenho em todas as categorias. “Da base ao sênior, nossos atletas demonstraram resiliência na busca de resultados. Isso é reflexo da mudança de treinos proposta pela comissão técnica da ABK/SME Blumenau, que inclui, por exemplo, uma preparação física focada em competições”, detalhou Vanderlei.

 

Dos atletas classificados para o Sul-Americano, Diego Pereira, que carimbou o passaporte pelo Kumitê sub-21 até 75 quilos, tem boa bagagem como titular da Seleção Brasileira de Karatê. Além de ter disputado, ano passado, o mundial sênior, em Budapeste, na Hungria, o blumenauense foi medalha de bronze, na competição Sul-Americana disputada em São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, pela categoria sub-21 até 84 quilos. Para Pedro Tavares, a vaga na Seleção Brasileira de Karatê, pela categoria cadete até 63 quilos, tem sentimento especial, já que em março, em Caucaia, cidade de Pernambuco, não havia conseguido um bom resultado. Além disso, representa seu retorno como titular da equipe, após dois anos.

 

Karatê: Atleta de Blumenau treina desde os sete anos e busca o título nacional

Foto: Arquivo Pessoal

 

Saiba mais além do karatê: Futsal: Jaraguá supera o Praia pela Copa do Brasil

Futsal: Jaraguá supera o Praia pela Copa do Brasil

Foto: Jaraguá/Divulgação

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x