Brasil

Lula se desculpa por fala sobre pessoas com deficiência: “sigo aprendendo”

Em reunião com ministros e governadores sobre violência nas escolas, o presidente fez uma declaração usando estereótipos para se referir a pessoas com deficiência

24/04/2023

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se retratou a respeito de uma declaração sobre pessoas com deficiência, que gerou polêmica nas redes sociais. Após a repercussão negativa do assunto, o chefe do Executivo fez uma publicação nas redes sociais, neste sábado (22/4), se retratando “com toda a comunidade de pessoas com deficiência intelectual, com pessoas com questões relacionadas à saúde mental e com todos que foram atingidos de alguma maneira” pela fala. Lula tinha dito que “pessoas com deficiência mental têm um problema de desequilíbrio de parafuso”.

No pedido de desculpas, o presidente disse que errou e que está aprendendo. “Não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental. Não vamos mais reproduzir esse estereótipo. Tanto eu quanto nosso governo estamos abertos ao diálogo”, escreveu. “Como presidente de um país com uma grande parcela da população de PCDs, estou disposto a aprender e fazer o possível para que todos se sintam incluídos e respeitados. É assim que avançamos enquanto pessoas, país e sociedade”, finalizou.

A fala em questão foi dita na última quarta-feira (19/4), durante um discurso feito em uma reunião com ministros e governadores sobre prevenção nas escolas. No vídeo, Lula aparece afirmando que “pessoas com deficiência mental têm um problema de desequilíbrio de parafuso”. Após a fala, o apresentador Marcos Mion fez um vídeo em que repudia a fala de Lula e diz que a afirmação é capacitista e inadequada. “Temos de nos policiar, de aprender, de nos adequar. Isso não só é muito pejorativo, quanto incentiva outras pessoas que continuem usando esses termos, que precisam ficar no passado”. No vídeo, o apresentador esclarece que o termo correto a se falar é “deficiente intelectual”, e não “mental”.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x