Papa Francisco cria a Arquidiocese de Joinville e nomeia o arcebispo metropolitano
Papa anunciou na terça-feira (5) a reestruturação da Província Eclesiástica de Florianópolis com a criação de duas novas províncias eclesiásticas
07/11/2024
O Santo Padre o Papa anunciou na terça-feira (5) a reestruturação da Província Eclesiástica de Florianópolis com a criação de duas novas províncias eclesiásticas: Joinville e Chapecó. Como primeiro arcebispo metropolitano de Joinville, Francisco nomeou dom Francisco Carlos Bach e, como primeiro arcebispo metropolitano de Chapecó, nomeou dom Odelir José Magri.
O Papa Francisco erigiu a Província Eclesiástica de Joinville, elevando a Sé de Joinville à categoria de Igreja Metropolitana e atribuindo-lhe como sufragâneas as Dioceses de Blumenau e Rio do Sul, anteriormente pertencentes à Província Eclesiástica de Florianópolis.
O Santo Padre nomeou como primeiro arcebispo metropolitano de Joinville (Brasil), dom Francisco Carlos Bach, atualmente bispo da mesma Sé.
Dom Francisco Carlos Bach nasceu em 4 de maio de 1954, em Ponta Grossa (PR), na Diocese de mesmo nome, no Estado do Paraná. Concluiu os estudos de Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos e os de Teologia no Studium Theologicum. Obteve o Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma.
Em 3 de dezembro de 1977 recebeu a ordenação sacerdotal e foi incardinado na Diocese de Ponta Grossa. Foi Bispo de Toledo, depois de São José dos Pinhais e em 19 de abril de 2017 foi nomeado Bispo de Joinville.
Dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi membro da Comissão dos Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância, Secretário do Regional Sul 2 e Presidente do Regional Sul 4.
Santa Catarina conta, agora, com três províncias eclesiásticas
A Arquidiocese de Joinville conta hoje com 66 paróquias, 155 padres, 95 diáconos e fazem parte de sua circunscrição 18 municípios do norte catarinense com uma população estimada de 1.350 milhões de pessoas. Dom Francisco Carlos Bach recebe do Papa Francisco a dignidade de Arcebispo Metropolita da nova Arquidiocese de Joinville.
A condição de Arcebispo não se refere a um novo grau do sacramento da ordem, pois este se recebe somente nos seus três graus: episcopado, presbiterado e diaconato, mas representa uma dignidade que fica abaixo somente da dignidade cardinalícia e o título é concedido apenas pela nomeação do Papa.
Ao mesmo tempo esse título serve para reconhecer a importância de algumas sedes episcopais do ponto de vista histórico e social, a esse título atualmente não estão vinculadas funções especiais de governo, mas de presidência de sua província eclesiástica.
A partir de agora, então, o Regional Sul IV da CNBB, que corresponde ao Estado de Santa Catarina, passa a ser composto por três províncias eclesiásticas: Joinville, sendo-lhe atribuídas as dioceses sufragâneas de Blumenau e Rio do Sul, a nova província eclesiástica de Chapecó, sendo-lhe atribuídas as dioceses sufragâneas de Caçador, Joaçaba e Lages.
As dioceses de Tubarão e Criciúma permanecem como sufragâneas da Metropolia de Florianópolis. No Brasil existem hoje 48 províncias eclesiásticas já contando as duas novas recém-criadas pelo Papa Francisco.
Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline