Colunas

Política e Políticos – Está sobrando arroz

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

09/07/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

“O cultivo de arroz emprega 50 mil pessoas, envolvendo cinco mil famílias em 93 municípios, em pequenas propriedades”, disse o presidente do SindiArroz/SC, Walmir João Rampinelli, preocupado com indicativos de um novo leilão do grão. Santa Catarina produz, hoje, 1,2 milhão de toneladas. É o segundo maior produtor do país. O primeiro, é o Rio Grande do Sul. Mas, mesmo com toda tragédia que atingiu o estado gaúcho, mais de 84% das lavouras estavam colhidas e armazenadas em silos.

 

pol

 

Os dois estados, juntos, abastecem o país. A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa entrou no circuito e vai protestar, formalmente, junto a Companhia Nacional de Abastecimento e Ministério da Agricultura e Pecuária. Mas, afinal, a quem interesse importar arroz, gerando desemprego, quando aqui o temos de sobra?

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

*Santa Catarina foi excluída do edital de licitação do Ministério dos Transportes para alguns estudos sobre a viabilidade de transporte de passageiros por trens em linhas comerciais. Uma delas entre Joinville e Curitiba.

 

*E, ainda, entre outras mapeadas, uma linha entre Joinville/Jaraguá do Sul/ Rio Negrinho e Mafra. Para a alegria das empresas de ônibus, que cobram caro, na maioria operando com veículos velhos e horários reduzidos ao máximo em território catarinense.

 

*Mario Afonso Woitexem (PSDB), prefeito de Pinhalzinho, segue na cadeia. O Superior Tribunal de Justiça negou habeas corpus. É acusado de pertencer a uma quadrilha de empresários especializados em fraudar licitações. Com envolvimento de servidores públicos.

 

*Em 2009, Pinhalzinho (Oeste) também foi destaque na imprensa, quando o então deputado federal e atual prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), era o vice-prefeito do município. Foi acusado, preso e condenado a pouco mais de três anos por suposta compra irregular de uma retroescavadeira quando prefeito interino. Passados 11 anos, Rodrigues foi absolvido pelo STJ.

 

*A eleição municipal que se avizinha não mostra sinais de que candidatos vão inovar em suas propostas de governo. Saúde, educação, segurança, transporte e mobilidade urbana devem rechear os discursos, como sempre. Mas nada que supere o asfalto, prioridade número um da população de qualquer município.

 

*Deputado estadual Marcos Vieira segue na presidência estadual do PSDB. Função que exerce desde 2015. Primeiro vice é o ex-senador Dalírio Beber (Blumenau), que herdou quatro anos de mandato com a morte de Luiz Henrique da Silveira (MDB) em 2015. Deputado Vicente Caropreso é o segundo vice. Nada de novo no front tucano.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

O “outro lado” da 470

 

Detalhado estudo (mais um) produzido pelo engenheiro Ricardo Saporiti e bancado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina confronta prazos estipulados pelo Dnit para conclusão da duplicação da BR-470 em pouco mais de 73 quilômetros, de Navegantes a Indaial. Obras que começaram em 2013 e que podem levar mais seis anos, diz a Fiesc, a continuar no ritmo atual.

 

 

Isso porque há sérios problemas a resolver: recursos insuficientes, desapropriações pendentes, realocação de toda a rede de gás natural, afundamentos da pista em trechos já duplicados e por aí vai. Mas o Dnit mantém o discurso e diz que entrega tudo em dois anos. E alguém acredita nisso? E a BR-280, de São Chico a Jaraguá do Sul? Só Deus na causa!

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*Depois de dizer que estava na hora de Emannuel Macron, presidente da França, “perder uma” (eleição), Lula da Silva (PT) comemorou a vitória da esquerda e disse que votaria na reeleição de Joe Biden para presidente dos Estados Unidos da América. E segue o baile!

 

*A criação de um fundo de apoio às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais tramita na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Com recursos de 0,5% dos prêmios sorteados pela Mega-Sena, a mais vendida entre todas as loterias federais. A proposta é do ex-deputado federal Vinicius Farah (União-RJ), a pedido das próprias Apaes. Em 2023 as loterias da Caixa arrecadaram R$ 23,4 bilhões. Com 41% do total só com a Mega.

 

*O partido tem que ter candidato a prefeito (de Joinville) e o melhor nome seria o do Fernando (Krelling, deputado).” Palavras da senadora Ivete Appel da Silveira (MDB), agora engajada na possível candidatura do engenheiro-civil, professor, advogado e servidor público municipal aposentado, Luiz Cláudio Gubert (MDB). Novato nas urnas e com o MDB local rachado, Gubert não tem a mínima chance.

 

*Chamada de colunista da NSC para entrevista com Jorginho Mello (PL) antes do embarque para Portugal: “ Pela primeira vez o governador diz que acredita na hipótese de o partido fazer 100 prefeituras em 2024 nas disputas municipais. Até então, Jorginho negava essa possibilidade e não apontava previsões”.

 

* Ora, para quem quiser ouvir, desde quando iniciado o processo de pré-candidaturas, há meses, o governador não tem dito outra coisa que não a meta de eleger ao menos 100 prefeitos. Mello traçou isso como coisa pessoal. Hoje o PL tem 39 prefeitos.

 

*Por força da lei eleitoral e sendo um ano de eleições municipais, órgãos públicos voltados à divulgação de feitos de prefeitos e vereadores estão impedidos de noticiar informações sobre obras, projetos e etecetera. Com todo o respeito, uma expressiva maioria não fará falta. Nem agora e nem depois.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Luxemburgo nas urnas

 

Vanderlei Luxemburgo, treinador e empresário, é candidato a vice-prefeito de Palmas, capital do Tocantins. Na chapa do ex-senador e atual deputado estadual, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), também ex-prefeito da cidade. No sábado (6) Luxa filiou-se ao Podemos em evento de treinamento de pré-candidatos em Balneário Camboriú. Ele, que jogou como lateral esquerdo, era filiado ao PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin. Em 2022 tentou concorrer a senador por Tocantins, mas o partido não lhe deu a mínima importância.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias de cidades da Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x