Colunas

Política e Políticos – Um vai, outro vem

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

11/06/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Governador Jorginho Mello (PL) deve ir a Portugal em julho, em dia a ser definido. Também em julho Lula da Silva (PT) deve vir a Santa Catarina, em data ainda em aberto. Ambos tentando evitar a presença do outro. Jorginho, que tem evitado até visitas de ministros de Lula, vai conhecer a tecnologia da central única de telefones de emergências de Lisboa e da União Europeia, com um único número para qualquer região.

 

pol

 

Silva vem para inaugurar os 50 quilômetros do contorno viário de Florianópolis. Bancada pela concessionária de pedágios Arteris Sul, a obra começou no segundo mandato dele, em 2008, com conclusão prometida para 2012.

 

CURTAS

 

*Até o mês passado (maio) o município de São José tinha 191 mil eleitores. Com mais 9 mil entraria já neste ano para o seleto grupo de municípios catarinenses onde pode ocorrer segundo turno nas eleições para prefeito.

 

*Por enquanto e pela ordem, só Joinville (434 mil), Florianópolis (404 mil) e Blumenau (263 mil). No caso da Capital, Gean Loureiro, concorrendo pelo DEM, venceu a disputa já no primeiro turno em 2020. Em Joinville, Adriano Silva (Novo) e Darci de Matos (PSD) também foram para o segundo turno.

 

*A mesma disputa ocorreu em Blumenau, com Mário Hildebrandt (Podemos) e João Paulo Kleinübing (DEM). Ambos, hoje, estão filiados ao PL. O primeiro em troca de alguns milhões em obras. JPK, adversário de Jorginho Mello (PL) em 2022, foi “premiado” com a presidência do BRDE.

 

*No total, 60 milhões de eleitores vão às urnas de outubro em 102 municípios onde há a possibilidade de segundo turno (têm 200 mil eleitores ou mais). E, pela primeira vez, incluindo todas as capitais de estados, segundo números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

 

*Suplente de deputado federal. Darci de Matos (PSD/Joinville) tirou um tempo para fazer foto ao lado do prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, que vai à reeleição. Detalhe: Freccia é do PL, rival ferrenho do PSD, que tem candidato a prefeito no município. Em Joinville o PSD apoia a reeleição de Adriano Silva (Novo).

 

*O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria acenado com apoio ao prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), tão bolsonarista quanto Jorginho Mello (PL), numa eventual candidatura ao Senado em 2026. Porém, condicionado a filiação de Rodrigues ao PL.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Espelho, espelho meu…

 

Crítico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com espetadas esporádicas no governo de Jorginho Mello (PL), o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB), já é visto por observadores políticos mais atentos como o “protagonista” do MDB para governador do estado em 2026.

 

 

Como pregam lideranças do partido. Mas o MDB, obrigatoriamente, se quiser sobreviver politicamente como partido em SC terá de mostrar, antes disso, um bom desempenho nas urnas municipais de outubro. E, depois alçar voo rumo a cadeira de Jorginho Mello (PL), que vai à reeleição. Aliás, a pergunta é: qual será o discurso de emedebistas governistas que devem ficar com JM até a undécima hora? E de Jorginho, a se materializar o divórcio com o MDB?

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

*Onde for possível, o PP vai se alinhar ao PL nas eleições para prefeito em Santa Catarina. E, em 2026, na reeleição de Jorginho Mello (PL) e do senador Esperidião Amin (PP). Que não descarta disputar mais um mandato de oito anos, mesmo aos 78 anos.

 

* Professores e servidores de 60 universidades federais e 39 institutos federais de ensino básico, profissional e tecnológico estão em greve desde o dia 15 de abril. A paralisação alcança mais de 560 unidades de ensino de 26 unidades federativas.

 

*E isso tem incomodado Lula da Silva (PT). “Greve tem tempo para começar e também para terminar e é preciso que as lideranças sindicais tenham coragem de acabar com a greve. E não é por 3%, por 2% ou 4% que a gente fica a vida inteira de greve, reclamou o petista.  Pois é, pimenta no dos outros…é refresco?

 

*Antes das férias de julho (que no Congresso, assembleias e câmaras de vereadores chamam de recesso parlamentar) o projeto de lei do deputado federal catarinense, Rafael Pezenti (MDB), propondo a redistribuição de vagas na Câmara dos Deputados, deve ser debatido na Comissão da Constituição e Justiça da Casa. Santa Catarina pode ter mais quatro vagas.

 

Corrupção não tem partido

 

O governo federal avalia rever o leilão para importar arroz e demitir servidores públicos envolvidos na organização do pregão eletrônico. Na tentativa de faturar politicamente, Lula da Silva (PT) apressou-se em apresentar uma “solução” para possível escassez de arroz após as enchentes no Rio Grande do Sul, maior produtor do país. Ignorando o risco zero de desabastecimento dito pelos próprios produtores gaúchos.

 

 

Pior ainda, uma fábrica de sorvetes, uma pequena loja de queijos de Macapá, capital do Amapá, e uma revenda de veículos estão entre as vencedoras do leilão. Serão que tem fraude aí? E segue o baile!

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x