Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Qual a diferença entre whisky, whiskey e bourbon?
Métodos de produção e país de origem são marcadores importantes para essa distinção
07/06/2023
Uísque, definitivamente, não é tudo igual. Na verdade, o termo “abrasileirado” acaba sendo tão genérico que coloca o whisky escocês como sendo sinônimo de bourbon, um whiskey americano que tem características próprias.
Claro que existem algumas semelhanças entre esses destilados, como a base do processo de produção, realizada majoritariamente em barris, porém também há aspectos que vão diferenciar um whisky de qualidade, de um bom whiskey ou mesmo de um bourbon de qualidade.
Nosso objetivo hoje é mostrar para você o que caracteriza cada tipo de bebida, incluindo os ingredientes usados e a região em que ela é produzida, e o que faz de cada uma delas única. Dessa forma, você não terá mais dúvidas quando te perguntarem qual dos destilados você prefere.
Diferenças entre whisky e whiskey
Antes de mais nada, é preciso entender as diferenças entre whisky e whiskey. Além da grafia, o que vai distinguir um e outro é o país de origem. O primeiro é produzido majoritariamente na Escócia e, mais recentemente, no Canadá e Japão, enquanto o segundo, vem dos Estados Unidos (EUA) e da Irlanda.
A origem do termo é do gaélico usquebaugh ou uisge beatha, algo como “a água da vida”, sendo uma bebida utilizada, em um primeiro momento, por monges e, posteriormente, disseminada para o povo em geral nas regiões escocesas e irlandesas há pelo menos 400 anos.
A bebida pode ser classificada em whisky escocês (scotch), o whiskey irlandês (irish) e o whiskey. A produção do primeiro é feita exclusivamente na Escócia, com grãos de trigo, centeio e/ou milho com maturação mínima de três anos em barricas e com destilação dupla, exemplificadas por Johnnie Walker, Glenfiddich e Chivas Regal.
O whiskey irlandês também precisa ser feito no seu país de origem para ter tal nomenclatura, sendo preparado a partir de uma mistura de cevada não defumada e não tostada. Seu sabor mais suave é devido à destilação tripla. Bushmills, Jameson e Tullamore Dew são as marcas mais conhecidas de irish whiskey.
Já o whiskey é considerado uma bebida destilada feita com cereais fermentados, como milho, trigo, bourbon, malte e centeio, podendo ser feito em diferentes países do mundo. Como representantes temos marcas como Jim Beam, Wild Turkey, Woodford Reserve e Maker’s Mark.
E o que é o bourbon?
O bourbon, por sua vez, é um tipo de whiskey produzido exclusivamente em solo norte-americano e que deve seguir algumas especificações para ser denominado como tal. Há inclusive uma legislação que define as normas para que a bebida seja considerada bourbon.
Em linhas gerais, ele é um whiskey feito com, no mínimo, 51% de milho, responsável por dar um sabor mais adocicado à bebida. Outro diferencial é que a adição de outros componentes se restringe à água, não podendo ter corantes ou aditivos de sabor. O bourbon também deve ser envelhecido em barril de carvalho novo.
Outros tipos de whisky e whiskey
No Japão, uma marca que chama atenção é a Yamazaki. A destilaria da região tem inspiração no modelo escocês de whisky, mas a fermentação da bebida se diferencia por ser prolongada e realizada em barris de carvalho japonês e barricas de bourbon e vinho Jerez.
Nos EUA e no Canadá, representados respectivamente por Hudson Manhattan e Crown Royal, há também o rye whiskey. Para os canadenses não há restrições quanto à mistura de grãos utilizados na sua produção, enquanto para os norte-americanos a bebida deve ser feita unicamente com, ao menos, 51% de centeio.
Outra variação norte-americana é o tennessee whiskey que muito se assemelha ao método utilizado na fabricação do bourbon. A diferença aqui é a presença de uma espécie de melaço no momento da filtragem, tornando a bebida mais doce. Seu maior representante no mercado é a marca Jack Daniel’s.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp