Jaraguá do Sul

Ranking Connected Smart Cities coloca Jaraguá em 16º no Brasil

Saiba mais:

08/12/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, o Ranking Connected Smart Cities traz indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do país.

Ranking Connected Smart Cities coloca Jaraguá em 16º no Brasil

 

A divulgação ao público é recente e Jaraguá do Sul se destaca nacionalmente na 16ª colocação. 

 

 

O Ranking Connected Smart Cities coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo censo IBGE 2022), totalizando 656 cidades, sendo:

 

 

O resultado do novo Censo 2022 alterou não apenas o universo de cidades analisadas no Ranking Connected Smart Cities, como também a faixa populacional em que se enquadram, e mais fortemente ao resultado de indicadores que são relativizados pela sua população total.

 

 

Com 74 indicadores avaliados o Ranking Connected Smart Cities utiliza de metodologia que pondera cada informação entre as cidades, a fim de identificar as melhores em cada indicador

 

 

A edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities traz a Florianópolis na 1ª colocação entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.

 

 

A capital catarinense é seguida por Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, e Niterói, fechando o top 5. Mais uma vez, três das cinco cidades mais inteligente do país estão na Região Sudeste, contemplando ainda duas cidades da região Sul.

 

 

Entre as cem melhores cidades, seis são catarinenses: Florianópolis (1ª), Balneário Camboriú (12ª), Jaraguá do Sul (16ª), Joinville (28ª), Blumenau (31ª) e Itajaí na 47ª colocação. 

 

Meio ambiente, saúde e economia entre as 10 melhores do País

 

Dentre as cidades que tiveram movimentação positiva entre as edições do Ranking, com maior movimentação, ou seja, maiores incrementos em seus indicadores,

 

está Jaraguá do Sul, na 16ª colocação, que teve incremento nos seus indicadores. Em 2022 estava na 28ª posição. 

 

 

O indicador mais bem posicionado, nacionalmente, é meio ambiente (2º), seguido por saúde (7º), economia (7º), mobilidade (15º), tecnologia e inovação (28º), urbanismo (37º), governança (50º), educação (53º) e segurança (69º). 

 

 

Sobre o meio ambiente, de acordo com a pesquisa do Ranking Connected Smart Cities, a informação é de que embora haja outras formas de monitoramento de áreas de risco, a métrica utilizada neste estudo é a do monitoramento de áreas de risco do Cemaden.

 

No escopo do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres, o Cemaden monitora mais de 900 municípios em todas as regiões brasileiras.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x