Política

Região tem dois vereadores e dois ex-prefeitos disputando a Alesc

Os suplentes de vereador que estão no exercício do cargo não estão nessa relação

27/09/2022

Nas eleições deste ano, 65 vereadores concorrem a uma cadeira no Legislativo estadual, dois deles da região: Ezequiel de Souza (Guaramirim) e Jeferson Cardozo (Jaraguá do Sul). Para esse levantamento, foram considerados apenas os parlamentares municipais que são detentores do mandato. Os suplentes de vereador que estão no exercício do cargo não estão nessa relação.

A transição direta da Câmara Municipal para a Alesc é encarada como algo natural na ascensão da carreira política de mulheres e homens públicos. Na história da Assembleia, há alguns casos de deputados que são eleitos ainda quando estão no exercício da vereança, como foi o caso do ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Geraldo Werninghaus. Isso ocorre com mais frequência nos maiores municípios do estado. Em 2018, por exemplo, três vereadores, um de Blumenau, um de Joinville e outro de Florianópolis, foram eleitos deputados estaduais.

Há, ainda, 33 ex-prefeitos, de 30 cidades diferentes, que se candidataram para a eleição na Alesc, caso local de Moacir Bertoldi. Quatro deles estavam no exercício do mandato e renunciaram no início deste ano para estarem aptos à disputa eleitoral. Um deles é Antídio Lunelli, de Jaraguá.

Não estão incluídos os casos dos deputados que buscam a reeleição. Caso contrário, o número de ex-prefeitos na disputa sobe para 41. A eleição para a Assembleia também conta com oito vice-prefeitos.

Leia mais – Empresários são a maioria entre os postulantes a deputado estadual

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Por

Notícias relacionadas

x