Variedades

Acontecimentos da região e cotidiano

Acontecimentos da região e cotidiano: Rota Turística Caminhos da Erva-Mate; Aumento de 14% no número de novos processos em 2023

08/02/2024

Por

Acontecimentos da região

ERVA MATE – Encontra-se vigente, a lei que cria a Rota Turística Caminhos da Erva-Mate na região do Planalto Norte de Santa Catarina. A iniciativa, de autoria do deputado Antídio Lunelli, foi aprovada em novembro e na segunda-feira (5) foi sancionada pelo governador Jorginho Mello.
Fazem parte da rota turística da Erva-Mate, os municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Itaiópolis e Três Barras. Futuramente, outros municípios catarinenses também poderão se integrar à rota.

A partir de agora, essas cidades poderão divulgar e promover toda a cadeia produtiva da erva-mate, destacar os pontos turísticos, preservar cada vez mais a cultura regional, contribuir com a abertura de novos negócios, além de aquecer a economia local e fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região.

 

acontecimentos

Rota Turística Caminhos da Erva-Mate; Aumento de 14% no número de novos processos em 2023 entre outros acontecimentos

 

Acontecimentos da região

MAIS PROCESSOS – As Varas do Trabalho de Santa Catarina registraram um aumento de 14% no número de novos processos em 2023. Ao todo, foram 9.262 casos a mais do que o ano anterior, totalizando 75.131, de acordo com dados da Coordenadoria de Estatística do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). O acréscimo seguiu uma tendência nacional da Justiça do Trabalho no primeiro grau, que apresentou crescimento de 12,5% em comparação com 2022.

 

Acontecimentos da região

TARIFA DE ÁGUA SOBE – A ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento deliberou sobre a autorização para reajuste das tarifas dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e homologação da tabela de serviços complementares e sanções regulamentares praticadas pela Águas de Corupá. Ela decidiu reajustar as tarifas de água e esgoto praticadas pela Águas de Corupá em 5,78 % referente ao período de janeiro a dezembro de 2022, medido pelo IPCA. Os valores são definidos conforme a faixa de consumo e categorias.

 

 

DIVÓRCIO – Segundo dados do Pew Research Center, um instituto de pesquisa de opinião mundial, as taxas de divórcio entre pessoas com mais de 50 anos dobraram, e para aqueles acima de 65 anos, triplicaram. O estudo também revelou que quanto mais as pessoas adiam o casamento, mais há uma redução nos divórcios entre os 25 e 39 anos.

Isso fica mais claro ainda com as informações de que, no último relatório de Estatísticas do Registro Civil, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país mostrou que os homens se divorciam com uma média de idade de 43,6 anos, enquanto as mulheres, 40,6 anos.
O tempo médio entre a data do casamento e a da sentença ou escritura do divórcio foi de 13,6 anos.

 

acontecimentos

Rota Turística Caminhos da Erva-Mate; Aumento de 14% no número de novos processos em 2023 entre outros acontecimentos

 

SAÚDE PREOCUPA – Um levantamento quantitativo e abrangente sobre percepção de saúde, realizado em território nacional com 4.529 trabalhadores brasileiros pela VR, ecossistema de negócios em mobilidade, gerenciamento de capital humano, benefícios em alimentação e soluções financeiras, juntamente com o Instituto Locomotiva, mostrou que 74% expressaram preocupação com a saúde em geral e, 66% especificamente com a saúde mental.

De acordo com o levantamento, cerca de 7 em cada 10 trabalhadores (67%) já enfrentaram alguma situação desafiadora de saúde mental e emocional: 43% relataram ter enfrentado estresse ou burnout, 35% lidaram com ansiedade, crises de pânico ou depressão e 38% referiram medo de perder o emprego.  As mulheres representam o maior índice nas três situações.

 

acontecimentos

 

Acontecimentos da região

SC AUMENTA ARRECADAÇÃO – A arrecadação de Santa Catarina chegou a R$ 4,5 bilhões em janeiro deste ano, crescimento nominal de 22,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. Considerando a inflação do período (IPCA), houve aumento real de 16,9%.

Trata-se do maior valor arrecadado em um único mês pelo Fisco de Santa Catarina, resultado de um período atípico e que não deve se manter ao longo do ano.O resultado foi impulsionado pelo resultado acima da média de setores como o de combustíveis (alta nominal de 43,8%), supermercados (35,8%) e automóveis (31,8%). Apesar do resultado, o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, alerta que é necessário cautela e projeta o crescimento da economia catarinense para os próximos meses:

 

acontecimentos

 

ICMS SOBE QUASE 20% – Em janeiro, Santa Catarina arrecadou cerca de R$ 3,6 bilhões em ICMS, o que representa ganho real de 19,8% na receita do imposto na comparação com janeiro de 2023. No mês passado, SC recebeu 13,8% a mais em transferências tributárias da União relativas ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI Exportações). Considerando a inflação, a variação real foi de 8,8%. Esse aumento é também importante para os municípios.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

 

 

 

Notícias relacionadas

x