Cultura

Restauração de templo luterano em madeira é entregue para a Comunidade em Jaraguá

Os recursos para a restauração vieram do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural

26/02/2022

Foi entregue na tarde de quarta-feira (23), por meio da Prefeitura/Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a restauração da Igreja Evangélica Luterana Cristo Salvador, do Rio da Luz. A igreja foi construída em madeira, e sua fundação é do ano de 1935, por isso, é tombada e integra a área de tombamento do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os recursos para a restauração vieram do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural (Fumphaan), criado em 2009 e administrado pela Secel. A obra começou em setembro do ano passado e foi entregue dentro do prazo estipulado no contrato, que era de 180 dias, conforme comentou o representante da Cúbica Construções, Rogério Silvano André.

O pastor da Comunidade, Sírio Klein Gretschmann, falou que o sentimento de ver a igreja completamente restaurada é muito gratificante.

“A gente está bastante feliz porque temos uma igreja bonita e orgulho em convidar as pessoas para visitarem o local”, lembrando que a muito tempo os membros da Comunidade esperavam pelo restauro, que não era possível por causa dos critérios da área de tombamento.

A secretária de Cultura, Natália Lúcia Petry, falou do empenho do poder público em promover ações como esta para a região tombada do Rio da Luz. “É importante as pessoas perceberem que o TAC do Rio da Luz está se revertendo em melhorias para a comunidade”, ressaltou.

“Isso é para enriquecer ainda mais esta região, que ganha muito com as restaurações e a manter a originalidade das edificações”, disse.

Rio da Luz vai receber mais investimentos para preservar bens

A secretária Natália Petry anunciou que serão investidos mais R$ 500 mil em projetos semelhantes em outras edificações do Rio da Luz, sendo elas o Salão Barg, Sociedade Rio da Luz Vitória, Sociedade Guarani, Sociedade Centenário, Igreja da Paz e Igreja Apóstolo Paulo. “Já estamos desenvolvendo os projetos e logo estaremos iniciando essas novas restaurações”, disse.

O tombamento do Conjunto Rural de Rio da Luz iniciou-se em 2007 com a abertura do processo e realização de diversas ações do IPHAN na região.

Em setembro de 2015, o Conjunto Rural de Rio da Luz, juntamente com outras edificações e núcleos urbanos e rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina, foi inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do IPHAN.

O Vale do Rio da Luz (Jaraguá do Sul), juntamente com o Vale do Testo Alto (Pomerode), são considerados Patrimônio Cultural Brasileiro.

Foto: Divulgação.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x