Variedades

Tomate-preto: conheça a variedade exótica belga cultivada no Paraná

Você conhece o tomate-preto, ou black tomato? A espécie exótica belga começou a dar os primeiros frutos no Brasil se adaptando ao clima da região Sul. 

26/02/2024

Você conhece o tomate-preto, ou black tomato? No É de Casa, em um quadro exclusivo sobre as diversas variedades do fruto, a apresentadora Talitha Morete e o engenheiro florestal Murilo Soares apresentaram a espécie exótica belga, que começou a dar os primeiros frutos no Brasil, se adaptando ao clima da região Sul. Além disso, os dois experimentaram o tomate-preto, destacando os benefícios do alimento.

Talitha explicou como o tomate-preto é produzido em terras brasileiras: “O cultivo é feito em uma chácara, em Ponta Grossa, no Paraná, pelo agricultor Bruno Bauer. As sementes foram trazidas da Bélgica e se adaptaram ao clima frio da região Sul. Ou seja, ele gosta de frio”. Murilo Soares complementou: “Como a origem do tomate é das regiões andinas, ele é uma planta que é fã de regiões de clima mais ameno”.

Tomate-preto é cultivado em uma chácara, no Paraná — Foto: Globo

Tomate-preto é cultivado em uma chácara, no Paraná — Foto: Globo

O engenheiro florestal ressaltou os benefícios deste tipo de tomate: “É um tomate rico em substâncias antioxidantes, devido à cor escurecida. É um tomate muito benéfico para a saúde e faz uma diferença total em uma salada, por exemplo. Ele é muito diferente”, pontua.

Para mostrar o fruto por dentro, Talitha cortou um tomate e experimentou o alimento: “Olha, gente, ele é vermelhinho por dentro. É docinho, gostoso”. Murilo Soares encontrou também tomates verdes, e ressaltou que pode ocorrer variação da coloração interna do alimento.

Tomate-preto: conheça a variedade exótica belga — Foto: Globo

Tomate-preto: conheça a variedade exótica belga — Foto: Globo

Origem do tomate preto

 

Murilo Soares explicou que o tomate foi encontrado aqui na América do Sul. As variedades vão surgindo de acordo com o melhoramento vegetal da planta, que hoje possui centenas de variedades. “Ele não é da Itália, ele é nosso, da América do Sul, das regiões montanhosas do Chile, Equador, Peru. Os espanhóis levaram o tomate lá no século XVI para a Europa e aí ele se popularizou. Existem mais de 300 variedades de tomates”, ele explicou.

O engenheiro florestal disse ainda que a coloração do alimento foi se modificando ao longo dos anos. “Quando os espanhóis se depararam com o tomate aqui na América do Sul ele era amarelinho, pequeninho e selvagem. Aí o homem começou a mexer, a cruzar e a fazer o melhoramento vegetal”, destacou o engenheiro florestal.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x