Variedades

Você conhece a capital dos ovos no Brasil?

Você sabe qual é o maior produtor de ovo do Brasil? Conhecida como capital nacional do ovo

28/09/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Você sabe qual é o maior produtor de ovo do Brasil? Conhecida como capital nacional do ovo,  a cidade de Bastos (SP), se orgulha da sua produção, tanto que realiza até mesmo a famosa Festa do Ovo.

Em plena crise do ovo mundial que enfrentamos pelos mais diversos motivos, o preço do produto no Brasil pode ficar mais caro nos próximos meses, em reflexo aos problemas internacionais e em consequência na queda da produção da safra de milho nos semestres passados.O município tem o maior plantel de galinhas de postura do país, sendo, assim, o município com a maior produção de ovos do Brasil, por isso a auto-intitulação de “capital do ovo”. Bastos também é o município brasileiro sede da Festa do Ovo. Tal festival reúne não só uma exposição com inovações e produtos utilizados no setor aviário, como também shows e entretenimento em geral para a população de Bastos e região.

“O município de Bastos, no estado de São Paulo, possui cerca de 20 milhões de galinhas de postura, sendo responsável pela produção de 14 milhões de ovos por dia, o que corresponde a 20% da produção nacional de ovos”, disse Jorginho Mello.

Bastos é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º55’19” sul e a uma longitude 50º44’02” oeste, estando a uma altitude de 445 metros. Sua população em 2022 era de 21.516 habitantes. Ainda, o estado de São Paulo se mantém como maior produtor de ovos do país: Segundo o IBGE, São Paulo vem em primeiro lugar na produção, seguido por Paraná e Minas Gerais.

Benefícios do ovo

Os ovos de galinha são compostos por geralmente por uma casca externa, clara e gema. A clara é composta de proteínas e água, enquanto a gema é composta de gordura, proteínas e vitaminas A, D e E.

  • Fonte de proteínas de alta qualidade;
  • Contém vitaminas A, D, E e K;
  • Contém minerais como ferro, zinco e selênio;
  • Rico em colesterol bom (HDL);
  • Possui compostos antioxidantes;
  • Ajuda no controle do apetite e no ganho de músculo;
  • Pode ajudar na saúde ocular e,
  • Ajuda no desenvolvimento cerebral.

 

Fonte: avinews

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x