Jaraguá

WEG 2021 – 60 anos construindo o nosso futuro: Um futuro tecnológico e sustentável

Se desde a década de 1960 o motor elétrico WEG está revolucionando a indústria nacional

16/09/2021

Por

WEG 2021 – 60 anos construindo o nosso futuro: Um futuro tecnológico e sustentável

F.J.Brugnago

Em 2021, a WEG completa 60 anos como uma das mil empresas de capital aberto do mundo que mais investe em inovação. A afirmação é do residente da Companhia, Harry Schmelzer Jr., e consta no Relatório Anual Integrado 2020 – documento através do qual a WEG apresenta seus principais resultados aos stakeholders, que serviu como fonte principal das informações apresentadas a seguir.

A frase acima é importante, pois revela o porquê de a WEG ser a potência que é hoje. Em 1961, quando Werner, Eggon e Geraldo criaram a Eletromotores Jaraguá, eles já tinham um olhar aguçado para o futuro. Estavam sempre à frente de seu tempo, em busca do novo. Foi a partir dessa inquietude que a WEG diversificou seus negócios, se consolidou e se tornou conhecida mundialmente.

Em 2020, quando o novo coronavírus chegou, a WEG também foi impactada. Mas não se abateu. Pelo contrário, usou de sua conhecida resiliência e capacidade de adaptação para vencer. Mais uma vez, a rigidez financeira, a flexibilidade e a inovação fizeram a diferença para que ela conseguisse superar um dos anos mais difíceis da humanidade com números positivos.

(Foto: Divulgação)

É assim que, ano após ano, a WEG vai ajudando a construir o futuro. Se desde a década de 1960 o motor elétrico WEG está revolucionando a indústria nacional, agora, o que está moldando o futuro são os investimentos em Mobilidade Elétrica, Energias Renováveis, soluções de baixo carbono e menor impacto ambiental e Indústria 4.0. Podemos não perceber num primeiro olhar, mas a WEG é protagonista na construção desse novo mundo, sobre o qual só o que sabemos (e desejamos) é que se torne mais sustentável e eficiente, mais justo socialmente e preocupado com o meio ambiente.

É da atitude de transformar dificuldades em oportunidades e da estratégia de diversificação de negócios iniciada ainda na década de 1980 que emergem os resultados positivos que a Companhia apresenta ano após ano, pois permitem que ela cresça em diferentes condições de mercado.

Ano passado, por exemplo, 44% da Receita Líquida da WEG foi proveniente do mercado interno, fatiada entre os segmentos: 19% Geração, Transmissão e Distribuição de Energia; 17% para Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais; 4% Motores Comerciais e Appliance; e 3% em Tintas e Vernizes. O mercado externo, por sua vez, foi responsável por 56% da Receita Líquida, distribuída em Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais (36%), Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (16%), Motores Comerciais e Appliance (4%) e Tintas e Vernizes (1%).

Confira o caderno especial dos 60 anos da WEG feito pelo JDV (clique aqui)

Texto: Carolina Veiga

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x