Brasil

33 anos da Constituição Cidadã: Você sabia que o Brasil está na sétima Constituição?

Das sete Constituições, quatro foram promulgadas por assembleias constituintes, duas foram impostas e uma aprovada pelo Congresso por exigência do regime militar

04/10/2021

Assim como uma casa, por exemplo, que não começa do telhado e sim do fundamento, a Constituição da República Federativa do Brasil (CRBF) de 1988, também não começou como a conhecemos hoje. 

Antes da chamada Constituição Cidadã, que por sinal, é a sétima adotada no país, segundo o site do Senado Federal, o Brasil contou com outras seis constituições. 

De acordo com o Senado, das sete Constituições, quatro foram promulgadas por assembleias constituintes, duas foram impostas — uma por Dom Pedro I (em 1824) e outra por Getúlio Vargas (em 1934)  — e uma aprovada pelo Congresso por exigência do regime militar (em 1967).

Na história das Constituições brasileiras, há uma alternância entre regimes fechados e mais democráticos, com a respectiva repercussão na aprovação das Cartas, ora impostas, ora aprovadas por assembleias constituintes.

Conheça os principais tópicos da história das Constituições brasileiras 

Percebe-se que ao longo da história, a CRBF sofre diversas influências do governo que estava à frente do país e, consequentemente, de seus interesses. 

No próximo capítulo, vamos abordar o dia histórico para o Brasil: a promulgação oficial da Constituição.

*Nos termos da Lei nº. 9.610 de 1998, a reprodução ou utilização, total ou parcial, do presente material, por quaisquer meios, para qualquer fim que seja, de forma idêntica, resumida ou modificada, sem prévia e expressa autorização do JDV, fica proibida.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp ou CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de Telegram!

Notícias relacionadas

x