Colunas

Dia nacional da saúde

Esta data foi escolhida para homenagear o dia de nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz

02/08/2021

Dia 05 de agosto é o Dia Nacional da Saúde.

Esta data foi escolhida para homenagear o dia de nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, um personagem importante na história da Saúde Pública do Brasil, pois foi ele que conseguiu controlar as epidemias de febre amarela e varíola que matavam muita gente no começo do século vinte, fazendo as primeiras campanhas de vacinação e o controle de mosquitos, no caso da febre amarela.

No passado, quando acontecia uma epidemia, as pessoas morriam aos milhões, pedindo a Deus que poupasse suas vidas e a de seus familiares. Sem outra opção, as pessoas só podiam contar com a fé e as superstições para enfrentar as epidemias que dizimavam populações inteiras.

Com a evolução da Medicina, surgiram as vacinas para prevenir e controlar epidemias.

Estamos vendo isso acontecer agora com a pandemia do novo Coronavírus. À medida que a vacinação avança, diminuem as mortes e os novos casos de Covid-19.

A Medicina criou também um grande arsenal de recursos contra as doenças. O que antes era fatal, hoje cura-se com remédio ou cirurgia.

Mas muito melhor do que curar a doença é não adoecer!

Por isso, neste Dia Nacional da Saúde, é bom lembrar que a maioria das doenças se instala por falta de cuidados das pessoas com a sua saúde.

A Covid pode ser evitada, como todos sabemos com o uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento pessoal.

E muitas outras doenças podem ser evitadas se abandonarmos hábitos ruins, como a má alimentação, excesso de peso, falta de exercícios, stress, drogas, álcool e cigarro, entre outros. Um mal puxa o outro e a pessoa acaba realmente muito doente.

Hábitos saudáveis de alimentação e de higiene pessoal, tranquilidade no dia a dia, atividades físicas regulares, dormir bem, uma vida afetiva satisfatória e procurar manter o bom humor são uma receita certa para manter a saúde.

Prevenir é melhor que remediar, cuide-se bem, e no ano que vem comemore o Dia Nacional da Saúde, com muita… Saúde!

Por

Médico Neurologista, Deputado Estadual SC e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Notícias relacionadas

x