Educação,Jaraguá ,Política

Abandono da Escola Darci Welk volta ao centro das discussões na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Uma moção de apelo que pede ao governo do estado de Santa Catarina encontre definitivamente uma solução para o término das obras da escola de ensino médio Professora Darci Franke Welk, no bairro Tifa Martins, em Jaraguá do Sul, foi aprovada na sessão da última quinta-feira (11), pelos vereadores.

A moção é da vereadora Nina Santin Camello que lembra que o terreno para a construção da escola foi doado em 2008 pelo município ao estado e que as obras iniciaram em 2011, mas que até agora não foram concluídas. 

O prédio encontra-se em situação desoladora. O total gasto na obra já chega a R$ 8 milhões.

As instalações estão quase prontas, mas, por algum motivo, não foram concluídas e agora sofrem com o abandono, depredação do patrimônio, furtos de equipamentos e de fios da rede elétrica. 

Segundo Nina, os alunos da Darci Franke Welk utilizam as dependências do CAIC – Escola Municipal Renato Pradi, no bairro São Luís, desde 1998, no turno da noite. “É um crime o que estão fazendo com o dinheiro público”.

A vereadora Sirley Schappo, que faz parte da Comissão de Educação na Câmara, sugeriu que se convidasse o gerente regional de Educação, Fernando Alflen, para prestar explicações aos vereadores sobre a escola. 

Sirley levantou também a situação do prédio municipal do Procad, no bairro Chico de Paulo, em desuso. A informação é que a reforma está em fase de licitação, mas a prefeitura não definiu, ainda, a sua destinação.

Na semana passada, o deputado Vicente Caropreso também repercutiu a situação na Assembleia Legislativa, cobrando uma solução da escola.