Colunas

A Propósito

Acontecimentos que marcaram a história

06/09/2023

Casa de Georg Wolf, em Garibaldi, construída no ano de 1909, à época uma região de maioria húngara. Ali funcionou um hotel, casa de comércio, salão de festas, com espaço para celebrações religiosas e escola. A construção já não existe. Naqueles tempos a localidade de Garibaldi ainda pertencia ao município de Blumenau. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Leão da Montanha)

 

CURIOSIDADES

  • Em 1795, o químico francês Nicholas Jacques Conté desenvolveu e patenteou o processo moderno de produção de lápis, misturando grafite em pó com argila que, depois de moldados, eram endurecidos em alta temperatura. Isso possibilitou o desenvolvimento de diversos graus de dureza do grafite.
  • A palavra lápis vem do Latim lapis, que quer dizer “pedra”. Parece que, no começo, a pedra usada era uma que dava uma escrita vermelha, a lithos haimatites, “pedra vermelha” dos gregos, depois lapis haimatites dos romanos.
  • O lápis foi concebido para marcar, riscar e até mesmo cortar superfícies. A acepção mais comum do termo liga-se a uma ferramenta para escrever, desenhar ou até riscar papel, constituído de um filete cilíndrico de grafite revestido de madeira – o tradicional lápis de escrever preto.
  • O verdadeiro antepassado do lápis talvez seja o seu equivalente romano, o stilus, um pedaço de metal fino, normalmente chumbo, revestido com alguma proteção, usualmente madeira, a fim de evitar que os dedos se sujassem. O stylus era utilizado para se escrever nos papiros (olhas produzidas pelos egípcios na Antiguidade).
  • No ano 1834, um ano antes da fundação da companhia, Johann Sebastian Staedtler já tinha inventado um lápis de cera de cor que podia ser afiado igual que um lápis, pelo que poderia ser considerado um dos primeiros lápis de cor.
  • Um lápis leva em média seis meses para que possa sofrer a dita decomposição. Isso porque podemos evidenciar que o lápis é feito quase que integralmente de madeira, o que permite que o mesmo possa ser identificado como material de madeira.

 

CREME NIVEA

Fazendo uso da popularidade da atriz argentina Irma Córdoba, a Nivea direcionou dois produtos úteis para a maquiagem (um para fixação e outro para remoção), em anúncio veiculado na Revista A Cigarra na edição do mês de outubro de 1939.

 

HOJE

O cantor Milton Santos de Almeida, conhecido como Miltinho, morreu no dia 7 de setembro de 2014, aos 86 anos, de parada cardíaca;. Gravou mais de 100 discos e também animou carnavais com marchinhas como “Nós os carecas”. “Mulata assanhada”, “Palhaçada”, “O conde”, “Laranja madura”, “Volta” e “Menino moça” são outros de seus sucessos.

Notícias relacionadas

x