Colunas

A Propósito

Acontecimentos que marcaram a história

19/10/2023

A foto, acredita-se que feita em 1940, mostra a antiga estação ferroviária de Jaraguá do Sul. Ingeborg Voigt Alves comenta:

“ A antiga casa de comércio antiga dos Breithaupt onde o meu pai, Francisco Voigt, trabalhou por muitos anos, até se aposentar. E o trole estacionado junto a estação.Eram nossos ‘táxis’ à época. Amávamos passear com eles”.

(Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Leão da Montanha).

 

CURIOSIDADES

 

*Uma serpente é capaz de saber tudo sobre sua presa apenas capturando partículas do ar com a língua. Algumas espécies dançam para disputar a fêmea na época do acasalamento. E há certas sociedades humanas que idolatram esses animais como sagrados.

 

*Répteis de sangue frio, elas são conhecidas popularmente como cobras. Há quem diga que as serpentes estão por aí desde o início dos tempos. Na Índia, elas são sagradas, têm até templos em sua homenagem. Na mitologia grega, Medusa tinha cabelos de serpente.

 

*Em algumas espécies, principalmente no grupo das jararacas, o veneno se altera conforme a idade. E o filhote é bem diferente da serpente adulta neste quesito. É o que se chama de variação ontogenética. Conforme a serpente desenvolve, ocorre a mudança no veneno.

 

*Durante a época de reprodução, os machos costumam brigar pelas fêmeas. A luta acontece como se fosse uma dança. Elas erguem o corpo e ficam frente a frente, balançando em direção à outra. O objetivo é abaixar o corpo da adversária.

 

*A cobra sente tudo pela língua colocando-a para fora da boca e balançando-a. Como a língua é úmida, ela captura partículas químicas do ambiente e, quando recolhe, passa no céu da boca e deixa as partículas ali. O cérebro vai processar como é o cenário todo na frente dela.

 

*Algumas serpentes até enxergam, mesmo que muito mal. Conseguem ver a sombra de outro animal e saber o tamanho dele. Algumas espécies, como a cascavel e a jararaca, têm a chamada fosseta loreal, um orifício entre o olho e a narina, um órgão receptor que detecta a temperatura.

 

Sabonete 33

Uma campanha publicitária de 1926 buscava convencer o leitor a adquirir o Sabonete 33, usando três argumentos sobre seus benefícios. Uma fotografia do produto mostrava a embalagem do mesmo, encontrado em drogarias e perfumarias.

 

HOJE

Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913.  Poeta, dramaturgo, jornalista, cantor e compositor, deixou uma vasta obra nas áreas de literatura, teatro, cinema e música. Em 1946, assumiu como vice-cônsul do Brasil em Los Angeles no governo provisório de José Linhares. Morreu em 9 de julho de 1980, de embolia pulmonar.

Notícias relacionadas

x