Colunas

Ajude os empreendedores locais: invista na sua cidade!

Ahh se todo consumidor tivesse o cuidado de comprar para ajudar sua própria comunidade.

15/04/2021

Por

Mestra em Design, Professora de Moda, influenciadora digital e fundadora da marca de roupas Lais Hornburg.

Ajude os empreendedores locais: invista na sua cidade!

Caras leitoras, 

Regularmente nós comparamos o Brasil com outros países e ficamos chocados quando vemos que nossa mão de obra e nossos recursos naturais não são bem administrados, por isso acabamos não evoluindo em nossa economia.

E se eu disse que a culpa é nossa? Isso porque nós não valorizamos as empresas Brasileiras, as do nosso estado e da nossa cidade. A prova disso é que regularmente compramos produtos importados, investindo o nosso dinheiro em outros governos e não no nosso.

Por que isso é um problema? Porque não estamos retornando o dinheiro para nosso país, pagamos todos os impostos para o exterior e assim essa parcela é reinvestida lá e não aqui.

Ai você deve estar se perguntando… Mas como vou saber aonde o nosso governo investiu esse dinheiro? De fato essa é uma pergunta muito complicada de responder, mais é importante nós como cidadães questionarmos nossos eleitos sobre onde estão indo os recursos. De uma coisa eu sei, vale mais a pena encher o bolso e confiar no nosso governo do que investir em países que não vão retornar esse dinheiro ao nosso povo. 

Quero chamar atenção também para a importância de optar por comprar dos micro empreendedores, micro e pequenas empresas. Primeiro porque essas pessoas ralam muito para conseguir vender hoje e investir amanhã, no sonho de algum dia serem maiores e terem maior autonomia para tomar decisões, já as grandes, se forem de fato bem administradas, possuem reservas de emergência para sobreviverem quando acontecem imprevistos, como, por exemplo, a própria pandemia.

Além de comprar de empresas pequenas e locais eu indico que você procure conhecer as empresas antes de comprar delas, afinal é nossa responsabilidade como cidadães preocupados com o planeta e com a comunidade que estejamos ajudando empresas éticas a crescerem.

Quando digo éticas são aquelas empresas que cuidam dos seus colaboradores e parceiros, dando um salário justo, incentivando os seus funcionários a crescerem com ela e também as empresas que se preocupam com os resíduos que geram e a poluição que imitem no planeta.

Se queremos mudança precisamos começar por nós mesmos, ajudando de fato as empresas que representam o que desejamos para a sociedade e para o planeta.

Quando o preço de um produto é muito barato, desconfie, questione, pois, é possível que tenha algo errado no processo dessa empresa. Pois, nada justifica a mão de obra escrava e o descompromisso com a natureza.

Infelizmente isso é mais comum do que podemos imaginar, regularmente vemos grandes marcas associadas a escândalos desse gênero, não se responsabilizando por serviços terceirizados contratados.

Na marca Lais Hornburg tomamos muito o cuidado para cada dia sermos melhores com relação à sustentabilidade, principalmente no pilar social, onde procuramos sempre incentivar as costureiras, revisoras, etc. que sejam micro empreendedoras e que precisam de ajuda para se manterem no mercado nesse momento tão delicado para quem está começando, como nós.

Se você concorda com o conteúdo dessa matéria, ajude divulgando nas suas redes sociais 😀

Beijos da prof Lais Hornburg :*

 

Notícias relacionadas

x