Jaraguá do Sul

Badalar de sinos marcou os 200 anos da presença da IECL no Brasil

Badalar dos sinos da maior parte das igrejas de confissão luterana aconteceu no final da tarde/noite de sexta-feira (3), chamando a atenção dos que os ouviram em toda a região de Jaraguá do Sul e aonde a IECLB está presente

09/05/2024

Os sinos da maior parte das igrejas de confissão luterana badalaram no final da tarde/noite de sexta-feira (3), chamando a atenção dos que os ouviram em toda a região de Jaraguá do Sul e aonde a IECLB está presente. O som cadenciado celebrou os 200 anos da chegada das primeiras famílias luteranas em Nova Friburgo (RJ), em 3 de maio de 1824. Foram 200 badaladas.

 

 

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB é fruto da imigração europeia que iniciou no século 19. A primeira comunidade organizada foi a de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Mas já havia, antes de 1824, grupos de imigrantes em outras regiões do país.

 

badala

Em 2024, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) celebra com alegria e gratidão os 200 anos de presença luterana no Brasil, data da chegada de imigrantes europeus em Nova Friburgo/RJ e marca também a fundação da primeira comunidade luterana no país.

 

 

O primeiro ofício realizado naquela comunidade foi o sepultamento do pequeno Peter Leopold, filho do Pastor Sauerbronn com a sua esposa Charlotte Wilhelmine Kühlenthal. A criança nasceu no dia 17 de novembro de 1823 no navio que fazia a travessia da Europa para o Brasil.

 

 

A mãe faleceu no dia seguinte e foi sepultada em alto mar. O pequeno Peter veio a falecer em terra firme e foi sepultado no dia 13 de maio de 1824. A mãe da criança morreu logo após o parto. O bebê também não resistiu e veio a falecer seis meses depois. Os sinos não puderam ser tocados para nenhum dos dois.

 

 

Na crença luterana, sinos badalam para expressar solidariedade na dor, mas também convidam para o louvor e a gratidão. A ação de sexta-feira foi para lembrar daqueles que, na morte, não foram acolhidos pelo badalar dos sinos, e também agradecer a Deus por sustentar as comunidades luteranas ao longo destes dois séculos.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x