Cultura

Bustos de cavalos ressignificam a lateral do Museu de Santa Luzia em Jaraguá do Sul

Projeto foi financiado pela Lei Aldir Blanc

31/03/2022

O Museu di Ferramenta D’Affari dei Nonni buscou por meio do projeto cultural “Ressignificar a lateral do Museu” no galpão-sede, montando uma fileira de bustos de cavalos, lembrando-se desta maneira, a figura importante do animal que foi a força motriz no desenvolvimento do bairro Santa Luzia e o Valo da Sociedade.

Foi com a ajuda e energia deste animal que o valo que corta todo o bairro foi construído. Ele foi utilizado também nos trabalhos dos pioneiros, na lavoura, para tocar engenhos, carregando materiais, em carroças, ou como forma de locomoção, enfim, para ajudar o homem nas suas atividades diárias.

Foram produzidos artesanalmente 10 bustos em concreto maciço, em tamanho de grandes dimensões de 0,70X0,50×0,30cm, instalados em 10 colunas de tubos de concreto divididas proporcionalmente ao espaço, inclusive como forma de demarcar as vagas de estacionamento e arranjados em parelhas, distribuídos os pares, pois assim eram acondicionados nas carroças ou diligências conforme as cores que representam as pelagens.

Para Lauro Rosá, presidente do Museu, o cavalo foi muito importante para Santa Luzia, “pois foi no seu lombo que os primeiros moradores chegaram e deles se utilizaram a sua vida toda como instrumento de trabalho. Atualmente as máquinas substituíram a função no trabalho, mas a herança de seus feitos deve ser exaltada. Existe a sensação de pertencimento a memória coletiva, pois essa era uma figura presente em várias propriedades”.

Na página da rede social Facebook está a evolução do Projeto: Ressignificar a Lateral do Museu. https://www.facebook.com/museudiferramenta

Projeto foi financiado pela Lei Aldir Blanc

O Museu di Ferramenta dei Nonni foi fundado em 1993 e está localizado em Santa Luzia, um dos bairros de maior concentração de descendentes de imigrantes italianos. Ele retrata através de suas inúmeras peças o início da colonização. Tem no seu acervo, utensílios, ferramentas, móveis, arados, carroças, cangas, moedores de mandioca, pilões. Possui fragmentos do altar da primeira Igreja de Santa Luzia e objetos da primeira escola da comunidade.

Os objetos deste museu, em torno 2.500, constituem bens culturais de grande valor histórico e expõem os testemunhos materiais do homem.  O projeto “Ressignificando a lateral do Museu”, teve o financiamento da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal e operacionalizado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x