Política

Cenário econômico de Guaramirim é positivo avalia secretário

Nos últimos três anos houve aumento de 889 empresas jurídicas e 67 físicas. “Um total de 2.600 empresas ativas no município que geraram centenas de novas vagas de emprego

26/06/2019

Por

Cenário econômico de Guaramirim é positivo avalia secretário

Com localização estratégica, a cidade é reconhecida por ser polo do setor têxtil, químico, metalúrgico e logístico, gerando empregos e fortalecendo a economia regional. Próxima de portos, aeroportos e das capitais catarinense e paranaense, Guaramirim tem sido procurado para instalação de empresas de todos os portes e ou ampliação da rede de marcas conhecidas do mercado consumidor.

A legislação municipal facilitadora incentiva o investimento em seu loteamento industrial. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Ademir da Silva, o município tem legislação que trata do incentivo em 50% do valor do imóvel para lance inicial em processo de tomada de preço. “Nesta legislação é subsidiado em 50% do valor avaliado dos terrenos para a aquisição”, explica. Também há o incentivo de ampliação para as empresas já instaladas na área industrial.

Ele comenta ainda que com as empresas já instaladas no loteamento a expectativa para 2020 é a geração de 250 novas vagas. Nos últimos três anos houve aumento de 889 empresas jurídicas e 67 físicas. “Um total de 2.600 empresas ativas no município que geraram centenas de novas vagas de emprego. Entre as admissões e demissões, a cidade é superavitária”, registra. Segundo Rodrigo existe a previsão de novos empreendimentos. Três loteamentos industriais privados estão angariando investidores para estes locais. “Temos também a instalação de um grande atacadista, tratativas para a vinda de empresa no ramo alimentício, supermercadista, metalmecânico e, temos ainda, as nossas empresas ampliando seus negócios”, elencou.

Para manter, aumentar o número de empresas e gerar emprego e renda para a população, a Prefeitura trabalha na tramitação mais rápida nos setores de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Administração e Finanças, Meio Ambiente, agilização de liberação de alvarás, abertura de empresas e liberação de guias. Rodrigo afirma que para abrir uma empresa em Guaramirim, com toda a documentação correta, leva no máximo 15 dias, o que é um recorde em toda a região.

“Mesmo com todo o cenário favorável, aguardamos o aquecimento da economia para que as empresas contratem ainda mais. Tem uma empresa espanhola que está adquirindo uma já existente na cidade e, com esta negociação confirmada, a expectativa é a geração de mais 250 empregos”, finaliza.

Notícias relacionadas

x