Colunas

Colégio Abdon Batista no ano de 1935

O nome da escola presta uma homenagem ao médico baiano, nascido em Salvador, e radicado em Santa Catarina

28/05/2021

Por

Colégio Abdon Batista no ano de 1935

A foto mostra alunos do Colégio Abdon Batista no ano de 1935. O nome da escola presta uma homenagem ao médico baiano, nascido em Salvador, e radicado em Santa Catarina.

Homem público, foi deputado estadual, federal, senador, prefeito de Joinville, vice-presidente da então Província de Santa Catarina, vice-governador e governador do Estado. (Antigamente em Jaraguá do Sul).

CURIOSIDADES

*Os coelhos não são classificados como roedores. São considerados como animais lagomorfos (pequenos mamíferos herbívoros) da família dos leporídeos.  Há raças de coelhos que, quando adultos, vão de 800 gramas, como o Netherland Dwarf, a mais de 10 quilos.

*Em alguns momentos, o coelho pode emitir ruídos baixos, como o ronronar do gato, ou um tique-tique com os dentes, quando estão confortáveis. Em caso de dor ou raiva, podem soltar gritos agudos.

*Na natureza, os coelhos são vítimas fáceis para os mais diversos predadores. Por isso se tornaram assustadiços e estão sempre alertas a movimentos ao seu redor. O coelho tem hábitos noturnos, passando a maior parte do dia na toca.

*No século 19, o coelho foi levado para a Austrália e se tornou uma praga para a agricultura, porque se reproduz rapidamente e não tem predadores locais. O coelho é um dos 12 signos da astrologia chinesa, sendo associado à sociabilidade, proteção e sentimentalismo.

*A expectativa de vida de um coelho em estado selvagem é de quatro a cinco anos. Quando domesticado, pode ir de oito a dez anos. A fertilidade dos coelhos fez com que se tornassem um dos símbolos da Páscoa. É importante lembrar que eles não botam ovos, muito menos de chocolate.

Um produto indispensável para dar brilho aos calçados (e até hoje à venda). Nugget, neste anúncio veiculado em agosto de 1954, dizia: “Sempre brilhantes! Sempre como novos com Nugget. Famosa pomada de fórmula inglesa que dá mais brilho e prolonga a vida dos calçados”.

O dia 27 de maio de 1972 registra o nascimento da cantora, compositora, multi-instrumentista, empresária, apresentadora e atriz, Ivete Maria Dias de Sangalo Cady.

Alcançou sucesso ainda como vocalista da Banda Eva, vendendo mais de 4 milhões de discos, e chegando a fazer cerca de trinta shows por mês. Durante toda sua carreira já vendeu cerca de 20 milhões de cópias, tornando-se uma das maiores vendagens de discos no Brasil.

Notícias relacionadas

x