Colunas

Coluna: A Propósito – Praça Ângelo Piazzera

A Praça Ângelo Piazera, atualmente em reforma, é um ponto de encontro que conta parte da história de Jaraguá do Sul. O prédio do museu já abrigou a prefeitura, fórum e câmara de vereadores. A prática de esportes, a realização de eventos, festividades, comemorações, shows, solenidades e manifestações culturais mostram…

21/09/2022

Por

A Praça Ângelo Piazera, atualmente em reforma, é um ponto de encontro que conta parte da história de Jaraguá do Sul. O prédio do museu já abrigou a prefeitura, fórum e câmara de vereadores. A prática de esportes, a realização de eventos, festividades, comemorações, shows, solenidades e manifestações culturais mostram a importância do espaço. Implantado pelo ex-prefeito Durval Vasel em seu segundo mandato (1993/1996). Toda a área, incluindo a que faz frente com a Marechal Deodoro, foi doado por Ângelo Piazera, nascido em Vigolo Vattaro (Itália) e radicado em Jaraguá do Sul a partir de 1891.

CURSIOSIDADES

* Os pombos chegaram no Brasil em 1808, junto com a monarquia portuguesa, como aves de estimação e animal doméstico. O nome científico é Columba livia, que significa “pombo cinza azulado” por conta da plumagem original da ave.

* A alimentação dos pombos é dividida entre grãos diversos e frutas, porém no meio urbano eles se alimentam de restos de comida, resíduos e outros materiais contaminados e sujos. Isso faz com que eles fiquem suscetíveis a doenças, transmitindo-as para os humanos.

* As aves podem se reproduzir até 6 vezes por ano, colocando 2 ovos por vez. A incubação do ovo ocorre em até 19 dias. São considerados como pragas porque causam sérios danos ambientais, disputando alimentos com aves nativas, destruindo monumentos históricos e danificando objetos diversos, como pintura de carros, com suas fezes ácidas.

* Eles transmitem em torno de 57 doenças ao homem tais como criptococose e salmonela. Há quem os chamam de “ratos com asas”. Isso porque são tão prejudiciais quanto este outro animal, que não é bem visto pelos humanos. Em alguns países os pombos são considerados atração turística em praças, como na Itália e Turquia.

* Os pombos possuem uma ótima visão, enxergando cores que nem o ser humano vê. Suas fezes podem causar problemas de entupimento em calhas, bueiros e tubulações. Eles têm um ciclo de vida de 3 a 5 anos nas cidades e, aproximadamente, 15 anos em meios silvestres.

* São aves que podem voar a uma velocidade de 80 km/h. Durante a 2ª Guerra Mundial, 32 pombos receberam medalhas por sua coragem a serviço do seu país. Pombos têm um único parceiro durante toda a sua vida. Há cerca de 250 espécies de pombos no mundo, mas somente três foram domesticadas.

CREME DENTAL KOSMOS

O creme dental, no começo do século 20, era apresentado de formas muito diferentes das que temos nos dias atuais. A marca Kosmos, que em anúncio de 18 de setembro de 1909, ressaltava suas vantagens para manutenção da saúde dos dentes. O produto era apresentado por meio de uma fotografia, recurso ainda pouso usual naqueles tempos.

 

Maria José de Castro Polessa, de nome  Zezé Polessa, nasceu no Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1953). É atriz conhecida por sua versatilidade e intensidade interpretativa, aclamada no drama e na comédia. Formou-se em medicina em 1977, mas trocou a profissão pela de atriz.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x