Colunas

Coluna: Bolo de nozes

Um bolo exótico e muito saboroso, desses batidos a mão com a bacia na costela

02/10/2021

Por

Coluna: Bolo de nozes

Divulgação

Ai, Meu Deus, ai, que fome! Ai, Meu Deus, nessa casa não se come!

Quem está nos 50, mais prá cá ou prá lá, lembra dessa musiquinha cantada a pleno pulmões nas festinhas de aniversário, em casa, preferencialmente na garagem.Como era bom participar de todos os momentos que antecediam esse dia.

Escolher os discos, varrer a varanda, encher canudinho. A vida era tão fácil. Todo mundo tinha a tia confeiteira, no nosso caso, a Ozilda, escalada para todos os Batizados, Comunhões e Crismas. Strudel era com a Áurea.  Os tios assavam a carne. A gasosa corria solta. Não tinha decoração.

No máximo alguns balões enchidos no bico e um repolho embrulhado com papel alumínio todo espetado de pirulitos. A mãe aproveitava a festa para trocar as cortinas ou pintar a casa. Todos os parentes eram convidados, os vizinhos e, os amigos também. Incluindo os coleguinhas de escola. Ninguém ficava de fora.

Era tão bom.

Lembrei de tudo isso hoje, sentada aqui na copa, com uma feliz tristeza nostálgica de um tempo em que todos eram importantes e, o glamour era justamente a simplicidade. Cheguei aos 53, trazendo no peito muita vontade, algumas saudades…

Pra marcar a data  um bolo exótico e muito saboroso, desses batidos a mão com a bacia na costela.

Bolo de Nozes

  • 12 ovos (claras e gemas separadas)
  • 2 3/4 xícaras de açúcar
  • 3/4 xícara de farinha de rosca
  • 600 gr de nozes moídas
  • manteiga para untar
  • 300 gr de fios de ovos comprados prontos
  • Para a cobertura: 03 xícaras de açúcar; 07 claras; 01 colher de chá de essência de baunilha, 100 gr nozes.Na batedeira bata as claras em neve. Sem parar de bater junte o açúcar até obter picos firmes. Adicione as gemas e bata por mais 5 min. Em uma tigela misture a farinha de rosca com as nozes moídas e adicione as claras batidas, mexendo delicadamente. Distribua a massa em 02 formas de 27 cm, forradas com papel manteiga e untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de rosca. Leve ao forno (180°), preaquecido, por 30 min ou até dourar. Deixe amornar e sobre um dos bolos espalhe os fios de ovos e cubra com o outro bolo.

    Para a cobertura: Em um refratário. Leve ao fogo, banho-maria, o açúcar e as claras, mexendo sempre, até dissolver o açúcar e espere amornar. Transfira para a batedeira e bata até obter picos firmes. Misture a baunilha. Cobra o bolo com o merengue, decore com meias nozes e sirva.

Notícias relacionadas

x