Colunas

Coluna: Criatividade e Inovação em Jaraguá. Faça parte!

Dia da Criatividade e Inovação (World Creativity Day)

31/03/2024

Novas ideias, novas decisões e pensamentos que fazem o seu, o nosso mundo, girar! Como uma lâmpada que ilumina novas descobertas, nos dias 19 e 20 de abril, a cidade polo do Vale do Itapocu será palco do Dia da Criatividade e Inovação (World Creativity Day), no Novale Hub e no Cejas (Centro Empresarial de Jaraguá do Sul). São 15 atividades comandadas por 15 Inspiradores. Destes, duas colunistas do JDV Online: a designer de moda Laís Hornburg, na oficina “Customize e Crie: Explote sua Criatividade na Moda”, e essa que vos fala, com “Desafios da Escrita”. Inscrições no https://worldcreativityday.com/brazil/jaragua-do-sul/activities. Vagas limitadas!

 

Nunca é demais lembrar que Jaraguá do Sul é conhecida como potência industrial em diversos segmentos, destaque em empreendedorismo, empregabilidade e, nos últimos anos, pelo sucesso das startups. Isso sem falar nas áreas de Educação e Cultura. Vale enfatizar que o Femusc (Festival de Música de Santa Catarina), atrai participantes dos cinco continentes.

 

Apontado como o maior festival colaborativo de criatividade no mundo, traz oportunidade a profissionais, estudantes e entusiastas da criatividade, possibilitando a ampliação de conhecimentos e habilidades. Serão 129 cidades envolvidas nesse megaprojeto, nas quais 55 são brasileiras. Os que garantirem participação terão acesso a palestras, workshops, networking, empreendedorismo, cultura, inovação e impacto social.

 

 

A edição 2024 do WCD será a maior de todas, com 2.123 voluntários, 2.217 inspiradores, 168 patrocinadores, 240 anfitriões, 2.357 atividades planejadas. Esse ano o tema é “Inteligências Plurais”. As inscrições para as oficinas estão abertas desde março e os participantes receberão Certificado de Participação em que a Jornada Criativa vale horas!

 

 

Canadense Marci Segal idealiza a data

E você sabe como surgiu esse movimento? O Dia Mundial da Criatividade e Inovação foi oficialmente criado em 25 de maio de 2001 em Toronto, Canadá, pela canadense Marci Segal, que estudava criatividade em 1977 no Centro Internacional de Estudos em Criatividade. Visionária, entendeu que “na hora da crise as pessoas usam a habilidade natural para gerar novas ideias, tomar novas decisões, realizar novas ações e alcançar novos resultados, para fazer o mundo um lugar melhor para se viver”. Idealista, ela organizou o primeiro Dia da Criatividade e Inovação em abril de 2002 com a ajuda de colegas, objetivando encorajar as pessoas a mostrarem sua criatividade.

 

Na sequência, várias comunidades e países aderiram O Dia Mundial da Criatividade e Inovação.  E em 27 de abril de 2017 a ONU (Organização das Nações Unidas incluiu o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em 21 de abril.  A data é celebrada para aumentar a importância entre as pessoas sobre o uso de criatividade na resolução de problemas que possam estar relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

 

Dessa forma, o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, celebrado em 21 de abril, é um Dia Internacional de Observância das Nações Unidas. E em 2018 foi o primeiro ano em que a ONU observou a WCID. As primeiras celebrações aconteceram na Holanda, Tailândia, Brasil, EUA e Canadá.

 

 

Como celebrar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação:

  • Gere idéias que resolvem problemas – Comece o dia com um brainstorming (tempestade de ideias), sente-se e pense em todas as coisas que você faz durante o dia e como você pode mudá-las para melhor.
  • Olhe para o mundo de maneira diferente – Às vezes, a criatividade e a inspiração vêm de fazer as coisas de maneira um pouco diferente do normal. Sente-se em um lugar diferente no restaurante de costume ou, melhor ainda, faça um piquenique e sente-se ao ar livre. Tente subir em uma árvore e olhar o mundo de cima por alguns minutos!
  • Conheça Pessoas Diferentes – Da mesma forma que fazer algo diferente pode gerar ideias, a colaboração com outras pessoas que pensam de forma diferente de nós pode ajudar a fomentar ideias.
  • Compartilhe ideias inovadoras – Tem uma idéia para sua cidade ou município? Envie a sugestão e diga como isso pode beneficiar outras pessoas na comunidade.
  • Visite uma nova cultura – Aprender sobre como diferentes grupos de pessoas e culturas em todo o mundo fazem as coisas pode ajudar não apenas a promover o respeito pelos outros, mas também a gerar ideias incríveis. (Fonte: Calendário Online).

 

 

 

 

Leia também >>>> Lugar de bandido é na cadeia!

 

 

Leia também >>>>>> Prevenir contra o câncer de mama é preciso!

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de agathaWhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

 

Por

Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.

Notícias relacionadas

x