Colunas

Coluna: Desfile do Colégio Divina Providência em 1953

À direita se vê a antiga estação ferroviária, atual Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa

22/07/2022

Por

Coluna: Desfile do Colégio Divina Providência em 1953

A foto data de 1953 e mostra um desfile de alunas do Colégio Divina Providência no dia 7 de setembro daquele ano ao longo da Avenida Getúlio Vargas. À direita se vê a antiga estação ferroviária, atual Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa. Também à direita e mais à frente, a Plataforma 7 de setembro, local onde autoridades se postavam para assistir aos desfiles. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Ivone Dy Paula).

Curiosidades

  • Todas as espécies de marimbondos podem atacar pessoas e animais injetando um veneno com sua picada. Ao contrário das abelhas que perdem o ferrão, os marimbondos conseguem usá-lo várias vezes seguidas.
  • Abelhas, formigas ou cupins são insetos sociáveis, mas as colônias de marimbondos são anuais. Na primavera, uma fêmea fertilizada no ano anterior, funda uma nova sociedade. Ela escolhe um local e inicia a construção das primeiras células do ninho.
  • Ela põe os primeiros ovos lá e cria as larvas que emergem dele. Essas larvas tornam-se trabalhadores estéreis que continuam a construir o ninho e a abastecer a colônia. No final do verão, os ovos dão origem a machos e fêmeas férteis que serão fertilizados.
  • Aparentes ou ocultas, as colônias de marimbondos são encontradas em troncos de árvores ocas, lareiras, sótãos, nas copas das árvores e no chão. Eles são identificados principalmente graças às idas e vindas diárias dos insetos na busca por comida.
  • Os marimbondos são importantes no controle biológico uma vez que quase todos os insetos considerados como praga têm uma vespa como predador natural. Também são responsáveis pela polinização de diversas espécies de plantas.

Elixir de Inhame Goulart

Anúncio publicado em 1922 do Elixir de Inhame Goulart não focava nos benefícios do produto e, sim, na apresentação de sua nova fábrica: “Vista do novo edifício recentemente construído especialmente para o laboratório do Elixir de Inhame Goulart cujas instalações foram feitas de acordo com as mais modernas construções da Europa e francamente elogiavas pelas nossas autoridades sanitárias”.

Marco Maciel

Marco Antônio de Oliveira Maciel nasceu na cidade de Recife no dia 21 de julho de 1940. Professor, advogado e político, foi vice-presidente da República, deputado federal, estadual, senador e  ministro da Educação e da Casa Civil no governo de José Sarney. Maciel morreu em Brasília no dia 21 de junho de 2021, aos 80 anos de idade

Notícias relacionadas

x