Colunas

Coluna: E a Primavera? Ah, chegou chegando!

A estação das flores, que inspira poetas e românticos de plantão, chegou finalmente! E olha que dessa vez a Primavera combinou com o céu e o “astro rei” para surgir em grande estilo! Chegou chegando, elevando a temperatura e mostrando a que veio. A passarinhada desde cedo se animou a…

23/09/2024

A estação das flores, que inspira poetas e românticos de plantão, chegou finalmente! E olha que dessa vez a Primavera combinou com o céu e o “astro rei” para surgir em grande estilo! Chegou chegando, elevando a temperatura e mostrando a que veio. A passarinhada desde cedo se animou a cantar, numa euforia de dar gosto. Era fechar os olhos para se inebriar com aquela sonoridade mágica que tomou conta das árvores da vizinhança. Deixando se levar pela imaginação, dava até para enxergar uma grama verdinha e um bosque florido, rodeado de borboletas, por que não? Da minha janela pude desfrutar da beleza da orquídea “Olhos de boneca”. Como não a tinha reparado antes?! Será por causa dos dias cinzentos e frios do Inverno, que acaba de partir?

 

 

 

 

Orquídea “Olhos de boneca” tem flores duradouras e belas. Fonte: https://www.agro20.com.br/

 

 

Pensando bem, acho que todo esse colorido, o azul celeste e os raios solares “brotaram” por aqui para amenizar cinza tristonho que se instalou nas últimas semanas, causado pela chuva, ou pela fumaça trazida pelas queimadas que tomaram conta do Brasil. É angustiante assistir grande parte do país ardendo em chamas…

 

Lugares onde a grama virou palha, os rios estão secando e onde basta uma pequena fagulha de fogo para provocar um incêndio de grandes proporções, arrasando florestas, invadindo comunidades e vitimando pessoas e animais. A ambição do “Bicho Homem” está destruindo o próprio habitat e tudo caminha para sair de controle. Será que ainda há tempo para a preservação? De um lado, seca prolongada por meses a fio, e de outro, chuvas torrenciais e inundações, como nunca se viu antes.

 

Por tudo isso, a Primavera em solo catarinense nunca foi tão festejada como nesse fatídico 2024!

 

Seja muito bem-vinda, Estação das Flores! Que o colorido e o aroma de suas pétalas tragam esperança de que preservar passe a ser uma atitude adotada por todos. “Antes tarde do que nunca!”, diz o ditado popular. Nesse caso, esperemos que esse “tarde” não seja tão tarde a ponto de comprometer a nossa existência e das demais formas de vida do planeta…

 

 

 

Foto: Nick Fewings / Unsplash / Personare

 

 

O que podemos esperar da nova estação?

 

 

A Primavera de 2024, que começou oficialmente no último domingo (22), às 9h44, surge com a expectativa de reequilibrar o ciclo das chuvas. Serão dias mais longos, com mais sol. Para as plantas, é o momento para renascer, florir e germinar. Entretanto, esse é um ano atípico, em que as mudanças climáticas são bem mais visíveis.

 

 

A estação florida é tradicionalmente associada ao retorno das chuvas no Brasil, mas a distribuição será desigual ao longo do país. Em  São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, são previstas temperaturas mais dentro da normalidade, com pequenas variações acima da média. Isso se deve ao retorno mais consistente das chuvas, que ajudará a equilibrar o calor. Já para as regiões Norte e Nordeste, e o norte do Centro-Oeste, a tendência é de que as chuvas continuem abaixo da média histórica, por causa das massas de ar quentes e de fenômenos regionais, como o do verão amazônico.

 

 

Com o aumento das queimadas e a densa fumaça que cobre vastas áreas do Brasil, a pergunta recorrente é: “Quando a chuva voltará com regularidade e a fumaça desaparecerá?”. A resposta é que “o alívio para a poluição do ar e os focos de incêndio começará, segundo as previsões, na primeira quinzena de outubro”. Nesse período específico, tudo aponta para que a faixa do oeste de Rondônia ao oeste de Mato Grosso do Sul verá o retorno das chuvas, que irão se intensificar nas semanas seguintes. Fonte: Climatempo

 

 

 

Por

Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.

Notícias relacionadas

x