Colunas

Coluna: Fazer Faculdade ou se tornar Graduado?

O Ensino Superior é a chave mestra para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional

17/08/2022

A discussão sobre a Educação é um tema sério e necessita ser constante, com a visão que não existem fórmulas mágicas para os caminhos da Educação, como não se pode mais conceber da ideia que educação formativa é papel exclusiva do Estado, a compreensão da responsabilidade social e humana que estão ligados com o processo educativo não podem ser negados perante o compromisso de entidades e de cidadãos em seu papel no processo da educação.

O bem comum construído com bases no conhecimento e enraizado na Educação serve para transformar a sociedade e tornar o cidadão um agente desse processo e não mais um, mas conseguir construir um novo conhecimento e deixar de se apossar do que já foi pensado.

O social não pode ser impregnado de interesses pessoais, pois se assim for, servirá para propagar a exclusão de maneira camuflada. O distanciamento da Educação Superior em relação à população em geral serve de maneira seletiva para continuar a aumentar o abismo separado as necessidades sociais, dos interesses político corporativista e do lucro econômico excludente.

A Educação tem que ser estendida a todos brasileiros, como verdadeiro brilho de cidadania, não como esmola social, mas, como energia da verdadeira cidadania e de nossos direitos. Essa bandeira jamais será ultrajada.

E nesse sentido a região da AMVALI polarizada por Jaraguá do Sul, tem uma visão de desenvolvimento socioeconômico, uma vez que a população estudantil secundarista acaba sendo excluída ou é obrigada a buscar educação superior fora do seu convívio familiar e de seus laços de raízes, pois para melhorar sua condição intelectual e profissional tem que se aprimorar, sendo que a maioria acaba tendo que se limitar em seus projetos de vida, pois a realidade que os acompanha desde a infância o irá condenar a não ter suas chances de evolução pessoal e social devido à distância que a oportunidade se mantém.

Em Jaraguá do Sul temos aproximadamente 6 mil alunos que concluem, ensino médio e que estão fora de uma cadeira de curso superior por falta de condições financeiras, por ano e esse é um dos grandes fatores que viabilizavam e que reforçam o quanto a população dessa região precisa ser contemplada com ensino superior de qualidade.

A Educação desenvolve as pessoas, preparando-as assim para agir dentro do seu verdadeiro papel de modificação da sociedade e de fórmula principal para que a sociedade seja cada vez mais humana.

Os dados que se apresentam demonstram que Jaraguá do Sul já é polo para as cidades circunvizinhas e que os estudantes necessitam ter o Ensino Superior .

A nossa região tem um grande número de escolas e alto grau de formados no ensino básico,  quando falamos do ensino superior, a história muda, negativamente, pois a maioria dos nossos estudantes que concluem o Ensino Médio encerra sua vida estudantil, e partem para o mercado de trabalho, tornando-se mão-de-obra desqualificada, aumentando sua distância dos bancos acadêmicos ou de projetos de desenvolvimento.

Os aspectos do sistema Educacional na região demonstram resultados de grande destaque em relação a outras regiões, entrando em contradição quando se refere à continuidade da educação no Ensino Superior, pois se não conseguir bolsa, não irá galgar outros caminhos, e assim passa por gerações. Nossos dados demonstram o empenho na educação fundamental.

Por

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação

Notícias relacionadas

x