Colunas

Coluna: Hotel Krelling Corupá-SC

O tempo concedido aos viajantes para alimentação no hotel era de 20 minutos

17/09/2021

Por

Coluna: Hotel Krelling Corupá-SC

Antigamente em Hansa Humboldt/foto postada por Wilson Luiz Blunk)

Nos primeiros anos da década de 1900 já era grande a movimentação de passageiros do trem que vinha de São Francisco do Sul em direção ao planalto norte catarinense.

Em Corupá, a parada obrigatória para o jantar era em restaurante anexo ao lendário Hotel Krelling (já demolido). O tempo concedido aos viajantes para alimentação era de 20 minutos. (Fonte: Antigamente em Hansa Humboldt/foto postada por Wilson Luiz Blunk).

CURIOSIDADES

Macaco é um termo de origem africana utilizado como designação comum a todas as espécies de símios ou primatas antropoides. A alimentação destes animais se baseia praticamente em frutas, folhas e sementes.

É muito simples diferenciar um macaco de um gorila. Os macacos têm rabo os gorilas, não. Os macacos são, em grande parte, animais arborícolas, ou seja, passam a maior parte do tempo em árvores, salvo exceção de algumas espécies que preferem a vivência no solo, como gorilas e mandris.

O mais antigo de todos os primatas é o orangotango. Estudos apontam que os ancestrais deste animal tenham surgido há cerca de 12 milhões de anos. Primatas originários do continente americano enxergam apenas em preto e branco. Já os nascidos na África conseguem diferenciar as cores.

O mais inteligente é o macaco-prego. São capazes de reconhecer seu reflexo no espelho e utilizar ferramentas ao seu favor. Os macacos são tão próximos dos humanos que até possuem seu próprio conjunto de impressões digitais!

O menor macaquinho do mundo é da Amazônia: o sagui-pigmeu ou sagui-leãozinho mede, em média, apenas 15 centímetros, pesando 130 gramas. É do tamanho de um iPhone 8 plus, que mede 15,84 cm. Sua dieta é composta basicamente de insetos.

Um anúncio em preto e branco promovia o filme Kodak nas páginas da Revista O Cruzeiro do dia 4 de abril de 1964. A criatividade do anúncio é notada quando o filme fotográfico da campanha era na versão colorida. “Ah, imagine isso em cores”. A ausência de cor causava curiosidade no leitor, direcionando para a aquisição dos dois modelos de filmes fotográficos da Kodak.

Em 16 de setembro,  é lembrada a morte em São Paulo no ano de 2017, vítima de câncer no pâncreas, do jornalista e apresentador da TV, Marcelo Rezende. Em sua carreira Integrou programas como Linha Direta, Cidade Alerta, Domingo Espetacular, Fantástico, Globo Repórter e Jornal Nacional.

Mesmo sem formação acadêmica superior, destacou-se no jornalismo trabalhando nas redações das maiores organizações de mídia do país, como Grupo Globo, Record e Editora Abril. Popularizar-se com bordões como “Corta pra mim!” e “Bota exclusivo, minha filha, dá trabalho pra fazer?”.

 

Notícias relacionadas

x