Colunas

Coluna: Incluir não é jogar!

Só conhecer os desafios da educação inclusiva no Brasil não é suficiente, é necessário também conhecer maneiras de contornar esses desafios e assim incluir alunos especiais em instituições regulares de maneira plena.

10/11/2021

Por

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação

Coluna: Incluir não é jogar!

Educação inclusiva no Brasil

A educação inclusiva no Brasil ainda é bastante recente. Foi apenas na década de 60 que este assunto começou a ser discutido no país, o que demonstra que esta prática ainda é bastante nova e, por isso, ainda apresenta falhas e obstáculos para que seja, de fato, aplicada nas escolas.

Muita teoria, poucas práticas

Infelizmente, a ideia de educação inclusiva fica, muitas vezes, presa a uma teoria muito idealizada e sua prática comprometida. E é por isso que neste artigo vamos te mostrar quais são os desafios da educação inclusiva no Brasil e ainda algumas práticas pedagógicas de combate a esses desafios.

Desafios para Inclusão

Um dos principais desafios que a educação inclusiva no Brasil encontra para ser implantada é a despreparação da comunidade escolar para lidar com a inclusão. Isso acontece porque não possuímos uma educação voltada à inclusão. Apesar de a Língua de Sinais Brasileira ser reconhecida como uma segunda língua do país, ela é ensinada apenas aos alunos surdos, não se estendendo aos alunos sem deficiência.

Sem estrutura

Um outro desafio bastante latente em nosso país, quando o assunto é a aplicação de uma educação inclusiva nas escolas, é a infraestrutura das instituições.  Para que a escola possa aceitar e desenvolver o ensino-aprendizagem de alunos especiais, ela precisa estar devidamente estruturada. E isso significa que ela deve estar equipada com todos os meios de acesso possíveis, como rampas, banheiros acessíveis, piso diferenciado e demais medidas de acessibilidade.

Preconceitos

O preconceito e a segregação acontecem, muitas vezes, por falta de conhecimento e de reconhecimento do outro como um ser humano igual e merecedor de respeito.  A pouca visibilidade dada a pessoas especiais no Brasil fomenta este tipo de preconceito. Ainda hoje é incomum ver pessoas deficientes em altos cargos, sendo representadas em mídias consumidas pela grande maioria das pessoas, como jornais, novelas etc., tudo isso faz com que essas pessoas sejam invisíveis à sociedade.

 

 

Notícias relacionadas

x