Colunas

Coluna: Marcatto Chapéus na Avenida Marechal Deodoro

No prédio em construção à época, funciona hoje a padaria Pão Brasil

15/07/2022

Por

Coluna: Marcatto Chapéus na Avenida Marechal Deodoro

A foto mostra a Marcatto Chapéus (em ano não identificado), na Avenida Marechal Deodoro. No prédio em construção à época, funciona hoje a padaria Pão Brasil. Silvestre Meurer  acrescenta: “trabalhei lá naquela época. Na foto aparecem os automóveis Simca de Durval e Loreno Marcatto e a Aero Willys da dona Cristina Marcatto. (Fonta: Antigamente e, Jaraguá do Sul. Postado por Mariane Eggert de Figueiredo/foto cedida por Tania Maria Zielsdorf).

CURIOSIDADES

  • Existem mais de 1.700 espécies de ratos distribuídas por todo o planeta. Em média, são três ratos para cada ser humano. O convívio entre humanos e esses animais é mais antigo do que se imagina: 10 000 anos.
  • As três espécies de ratos que convivem com os humanos são o camundongo, o rato de telhado e a ratazana. Camundongos são normalmente encontrados dentro das residências (em armários de cozinha, por exemplo).
  • Por sua vez, as ratazanas são encontradas em esgotos e buracos no solo e ratos de telhado no lugar que lhes dá o nome. Ratos possuem uma extraordinária habilidade para se localizar, aprender caminhos novos e criar atalhos em lugares conhecidos.
  • Uma fêmea de ratazana pode dar à luz 200 descendentes em apenas um ano. Eles vivem, em média, dois anos e conseguem permanecer até 2 minutos debaixo d’água sem respirar.
  • Acredite se quiser, mas ratos não gostam muito de queijo. Eles preferem carboidratos e alimentos com grande concentração de açúcar. Elefantes não tem medo de ratos, é lenda. Eles temem, sim, as abelhas.
  • Noventa e cinco por cento do código genético dos ratos é igual ao dos humanos e isso explica o porquê de 80% das pesquisas feitas com animais envolvem ratos de laboratório.

Licor de Cacau Xavier

O famoso lombrigueiro sendo promovido em páginas de revistas no começo dos anos 30. O Licor de Cacau Xavier afirmava ser o melhor vermífugo “porque é inofensivo, não tem dieta, não contem óleo, não precisa purgante, é gostoso, não irrita os intestinos e fortifica as crianças”. Campanha veiculada Almanaque do Tico-Tico no mês de dezembro de 1933.

Silvio Luiz Perez Machado de Souza

Silvio Luiz Perez Machado de Souza, conhecido porSilvio Luiz, nasceu em São Paulo no dia 14 de julho de 1934. É locutor esportivo, apresentador, ex-árbitro de futebol e ex-ator. Atualmente atua na Rede TV!, mas por causa da falta de eventos esportivos, ele apenas comenta as notícias no site da emissora.

Notícias relacionadas

x