Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.
Coluna: Now And Then, o respiro em meio às notícias
Quem poderia imaginar que a inteligência artificial possibilitaria o lançamento da “última canção dos Beatles”, cinco décadas após o fim da icônica banda britânica? A notícia da música “Now And Then”, a balada romântica gravada por John Lennon, está emocionando os beatlemaníacos do planeta, que não cabem em si de…
05/11/2023
Quem poderia imaginar que a inteligência artificial possibilitaria o lançamento da “última canção dos Beatles”, cinco décadas após o fim da icônica banda britânica?
A notícia da música “Now And Then”, a balada romântica gravada por John Lennon, está emocionando os beatlemaníacos do planeta, que não cabem em si de tanta alegria e seguem repercutindo nas redes sociais.
Pensando bem, esse lançamento combina com a trajetória dos quatro garotos de Liverpool, que marcaram época pela ruptura de costumes, originalidade e inovação, ainda na década de 1960.
E mesmo entre os que não são fãs dos sucessos da banda, inegavelmente um acontecimento tão inusitado causa espanto geral. E por isso mesmo não pode ser ignorado. Foi como um respiro em meio às informações diárias sobre as guerras protagonizadas entre o Hamas e Israel, e pela Rússia e Ucrânia.
Some-se a isso as catástrofes ambientais e a instabilidade econômica, no Brasil e no mundo.
E se você perdeu alguns detalhes sobre esse lançamento mundial, que aconteceu no dia 2 de novembro, com acesso gratuito em diversas plataformas, saiba que a gravação em fita foi composta em 1970 por Lennon, em voz e piano, já em carreira solo, mas sem divulgar oficialmente.
Vale lembrar que John Lennon foi assassinado em 1980, em Nova York. A mídia foi entregue pela viúva, Yoko Ono, a Paul McCartney em 1995. Na época, Paul, George Harrison (falecido em 2001) e Ringo Starr cogitaram lançar a obra em alguma coletânea e gravaram participações complementares.
No entanto, por limitações técnicas, a ideia foi temporariamente abandonada e retomada em 2022, quando por meio da IA foi possível preservar a voz e o piano de Lennon inserindo os demais instrumentos e vocais dos outros três integrantes da antiga banda.
A reprodução de “Now And Then” nos faz voltar no tempo e deixa um gostinho de nostalgia, principalmente pelo fato de que dois músicos da extinta The Beatles já morreram. Um minidocumentário conta sobre a história da música e pode ser conferido.
Inegavelmente, o feito histórico que é motivo de intensa comemoração dos beatlemaníacos (na qual me incluo!), nos mostra o “lado bom”, por assim dizer, da polêmica IA.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline