Colunas

Política e Políticos – Mais um prefeito preso

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

29/04/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

 

Na quinta fase da Operação Mensageiro, que investiga fraudes em contratos entre prefeituras e empresas privadas, mais um prefeito foi preso ontem (29): Clézio Fortunato (MDB), de São João do Itaperiú, com seu vice, Jaime Antônio de Souza (PL). A suspeita recai em contratos para serviços de iluminação pública. Ex-prefeito de Porto Belo (2020/2022), o deputado estadual Emerson Stein (MDB) também foi alvo de busca e apreensão (computador, celular, documentos).

 

pol

 

Desde 2022 o Ministério Público apura crimes em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro nos setores de coleta de lixo, de abastecimento de água e iluminação pública dos municípios. O que já levou 17 prefeitos para a cadeia. Entre eles os ex-prefeitos de Corupá, Schroeder, Guaramirim e Massaranduba.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

 

CURTAS

 

 

*Ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral, não quer deixar o cargo antes de dar uma “solução” para o caso do senador Jorge Seif (PL). Por isso remarcou para hoje (30) a retomada do julgamento do senador catarinense, acusado de abuso de poder econômico na disputa eleitoral de 2022.

 

 

*O maior interessado é o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), segundo colocado na eleição para o Senado. Como não sofreu acusação do tipo (abuso de poder econômico), acha que seus votos devem ser mantidos e que a vaga é sua se Seif for cassado, sem eleição complementar.

 

 

* O Ministério Público e o Tribunal Regional Eleitoral já arquivaram a denúncia, mas a coligação “Bora Trabalhar” entrou com recurso no TSE. A ação contra Seif inclui os suplentes, Hermes Klann e Adrian Rogers Censi, o empresário Luciano Hang (Havan e Almir Manoel Atanázio dos Santos, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista. …

 

 

*Serão 32 candidatos a prefeito, 30 a vice e outros 1.163 para vereador. A lista é do Podemos, presidido pela deputada Ana Paula da Silva. Em outros colégios eleitorais importantes o partido também já se posicionou: apoia a reeleição de Adriano Silva (Novo/Joinville), Topázio Neto (PSD/Florianópolis) e o vereador Osmar Teixeira (PSD), candidato a prefeito de Itajaí.

 

 

* De 2013 a 2023, Santa Catarina reduziu em 11% os efetivos e aumentou em 55% os temporários. Hoje, são 1.147 concursados a menos e 7.740 ACTs a mais na rede estadual de ensino. Ou seja, sete em cada 10 professores são temporários. A mesma situação se repete em todo país.

 

 

*Os dados, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Sociais, mostram que, em dez anos, o número de profissionais concursados no país caiu de 505 mil para 321 mil no ano passado. E essa é uma das razões da greve que está afetando escolas estaduais. Temporários têm vínculo empregatício de um ano e custam menos para o governo.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

O reverso da medalha

 

 

O que teria levado Lula da Silva (PT) a incluir o governador Jorginho Mello (PL), bolsonarista raiz, na lista de agraciados com a Ordem do Mérito Naval, concedida a quem prestou relevantes serviços à Nação (seria o caso?). E, dias depois, via interlocutores do partido, pleitear uma conversa ao pé do ouvido com Mello? A resposta pode estar lá no Morro dos Cavalos, trecho da BR-101 com históricos de congestionamentos gigantescos como ocorreu em meados de abril. Há poucos dias Lula prometeu construir dois túneis, já projetados em 2013, tidos como a redenção do trecho. Mas há obstáculos humanos pela frente.

 

pol

Um problema federal

 

 

Antes dos túneis, há que se remover famílias de agricultores há anos instaladas lá, como ocorre em outras regiões catarinenses reivindicadas pelos índios. Politicamente, uma ação de despejo, como por pouco não eclodiu em 2013, seria desastroso para um governo que criou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Mas, os indígenas pressionam e Lula quer que o governador ajude a buscar solução para um problema que não é do Estado, é da Funai, é do Ministério dos Povos Indígenas. Mello, aliás, apoia a demarcação aprovada no Congresso e não aquela imposta pelo Supremo Tribunal Federal.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

 

VIA BRASIL

 

 

*Na contramão de conteúdos inúteis para a vida futura dos alunos, agora é lei em Santa Catarina: vai para o currículo das escolas públicas e privadas a chamada Política de Educação Financeira, há anos ministrada em escolas de Jaraguá do Sul, Schroeder e Massaranduba. O projeto de lei, sancionado pelo governador, é do deputado Rodrigo Minotto (PDT).

 

 

*Proposta protocolada na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul pelo prefeito Jair Franzner (MDB) concedendo título de Cidadão Honorário ao ex-presidente Jari Bolsonaro (PL) e à sua mulher, Michele, que preside nacionalmente o “PL Mulher”, soa mais como uma provocação à chapa majoritária PL/PP na disputa pela prefeitura.

 

 

* Thiago Morastic, ex-assessor do vereador João Paulo Ferreira (PL/Florianópolis), é o novo superintendente do Ministério da Pesca em Santa Catarina. Por indicação do deputado federal Darci de Matos (PSD/Joinville).

 

 

*O cargo era ocupado por Delcy Batista, indicado pelo deputado federal Ismael dos Santos (PSD/Blumenau). Batista pediu exoneração para concorrer a vereador. A indicação cabe ao PSD, que comanda o Ministério da Pesca e Agricultura. É um cargo meramente burocrático, com autonomia zero.

 

 

O xadrez da política

 

 

Nunca se viu coisa igual na “Capital do Oeste”. Prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), entrou de licença ontem (29). Na linha sucessória, o vice-prefeito Itamar Agnolleto (PP) e o presidente da Câmara de Vereadores, André Kovaleski (PL), respectivamente, também pediram licença pelo mesmo período.

 

 

A primeira secretária do Legislativo, Marcilei Vignatti (União Brasil), ex-PT e ex-PSB, desafeta de Rodrigues, declinou alegando viagem. Qualquer um deles que assumisse se tornaria inelegível em outubro. Assim, a segunda secretária, Elisiani Sanches (PSD) assume a presidência da Câmara e a vereadora Sueli Suttili (PSD) fica como prefeita de plantão.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x