Colunas

Coluna: Outubro Rosa 2021

A campanha nacional Outubro Rosa que acontece neste mês todos os anos, é um alerta dedicado à saúde da mulher, com destaque para a prevenção do câncer de mama

04/10/2021

Por

Coluna: Outubro Rosa 2021

A campanha nacional Outubro Rosa que acontece neste mês todos os anos, é um alerta dedicado à saúde da mulher, com destaque para a prevenção do câncer de mama.

Neste segundo ano de pandemia teremos menos eventos presenciais, certamente as caminhadas, e reuniões serão restringidas e as palestras serão virtuais.

Sem dúvida teremos as entrevistas e reportagens em rádio e televisão, além das lives que, como sempre, perseguirão o objetivo de esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção para reverter o cenário fatal causado pelo câncer de mama: o câncer que mais mata mulheres em Santa Catarina e no Brasil.

A sua alta mortalidade deve-se, em parte, ao fato de que a metade das pacientes atendidas pelo SUS só descobre a enfermidade quando já em estágio avançado; se o mal fosse detectado no início, seria muito mais fácil tratar e curar a doença.

A recomendação para reverter este quadro é a prevenção, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em 90%, qualquer que seja a idade da paciente.

Quando a doença é descoberta no princípio, todos ganham: lucra a paciente que terá muito mais chances de vencer a enfermidade e também a sociedade, por dois aspectos, o social e o econômico, já que a prevenção tem um custo muito menor do que o tratamento.

Uma das melhores ferramentas de prevenção é o exame de mamografia preventiva que deve ser feito pelas mulheres com idade acima de 40 anos, de preferência anualmente.

Também o toque preventivo, o autoexame de mama deve ser feito rotineiramente.

Mas a saúde da mulher não se resume apenas ao câncer de mama, e muitos outros cuidados devem ser tomados, principalmente os cuidados cardiovasculares, uma vez que as mulheres vem liderando as estatísticas de doenças causadas pela hipertensão, mas isso será assunto para outra coluna.

Mulheres, cuidem-se bem, façam o autoexame de mamas, consultem o médico e façam os exames preventivos regularmente.

E não esqueçam, compartilhem a mensagem do Outubro Rosa!

Notícias relacionadas

x