Colunas

Coluna: Ponte Abdon Batista

Depois de quatro anos de obras, o então prefeito Roland Harald Dornbusch inaugurava oficialmente a nova ponte Abdon Batista, em 13 de março de 1965,

15/10/2021

Por

Coluna: Ponte Abdon Batista

Antigamente em Jaraguá do Sul

Depois de quatro anos de obras, o então prefeito Roland Harald Dornbusch inaugurava oficialmente a nova ponte Abdon Batista, em 13 de março de 1965, no principal acesso a Jaraguá do Sul.

Da antiga, demolida, restou apenas o pilar de sustentação construído há 110 anos e tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal pelo decreto 9.035/12, de 17 de dezembro de 2012. Agora, vai servir de sustentação para uma ponte estaiada, aberta à circulação de pedestres e ciclistas. Ligando o Centro com a Vila Baependi.

Curiosidades

Muito usado na culinária mediterrânea e oriental, o açafrão serve para aromatizar e dar cor aos pratos de arroz, marisco, sopas, molhos e até doces. Pratos famosos como a Paella espanhola e o Risotto Milanese têm nesta especiaria sua base principal.

Com registros na Bíblia, o cominho já era reverenciado por egípcios, gregos, romanos e em antigas escrituras indianas devido ao seu valor medicinal e, claro, para a culinária. Perdeu sua força nas cozinhas com o cultivo da pimenta.

Depois da baunilha e do açafrão, o cardamomo é a especiaria mais cara do mundo.  E, também, uma das mais antigas. Na Índia, já foi conhecida como a “rainha das especiarias”. Nos países árabes, o cardamomo é um complemento do café e tratado como afrodisíaco.

O Alho é reconhecido por baixar a pressão arterial, mas seu uso culinário se tornou muito mais importante. Realça o sabor dos alimentos, vai bem com quase todo tipo de comida salgada. Essencial para muitos molhos, em especial, o pesto, combina com a maioria das ervas e especiarias.

A Salsa provavelmente é a única erva considerada indispensável pela maioria dos chefs ocidentais. É apreciada por seu sabor puro e fresco, muito rica em ferro e vitamina A. Muito usada para molhos, saladas, recheios e omelete. Adicionada ao final do cozimento, proporciona um frescor ao prato.

A vaidade masculina em todo seu esplendor em anúncio veiculado em 1959. A brilhantina Williams apresentava suas vantagens, dentre elas o fato de não engordurar os cabelos, garantindo brilho aos cabelos. Na foto do anúncio, uma mulher admirava o homem e seu cabelo bem penteado e brilhante. Já o homem aparecia imponente, acompanhado de seu cachimbo.

A atriz Carla de Andrade Camurati nasceu no Rio de Janeiro no dia 14 de outubro de 1960. Também cineasta, alcançou premiada carreira como atriz de cinema e televisão nos anos 1980. Na Rede Globo participou de 14 produções entre novelas e séries. E de 19 filmes, além de peças teatrais.

Notícias relacionadas

x