Colunas

Coluna: Salve, salve estudante de toda a vida!

Estudar é preciso, é preciso aprender a aprender e assim transformar sua realidade e de outras pessoas. A educação é o único caminho para justiça social.

10/08/2022

Dia dos Estudantes

A comemoração do dia 11 de agosto no Brasil começou em 1927. A comemoração foi para lembrar a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo., em 1827. Essa data foi criada por Dom Pedro I. Essa data então ficou marcada para comemorar-se o dia do estudante. Pelo fato de às duas primeiras faculdades terem sido de direito, também se comemora na mesma data o dia do advogado.

Formação Profissional

A educação profissional no Brasil surgiu com as escolas de ofício, em 23 de setembro de 1909 por força do Decreto Presidencial 7.566, foram criadas as 19 “Escolas de Aprendizes Artífices”. Criada para possibilitar ascensão social através do estudo que possibilitaria uma formação profissional, dando sentido ao estudo por unir a educação obrigatória a uma profissão, ou seja, o aluno terminava seus estudos e saia com uma profissão.

Em muitos países essa prática envolve a maioria das escolas, por entenderem que o período de formação do adolescente é o ideal para que ele tenha uma profissão antes de se inserir no ensino superior, a Alemanha é um exemplo. Diante da relevância da educação e da sua grande importância na formação dos indivíduos para atuarem na sociedade, destaca-se também a função de inclusão desses cidadãos no processo produtivo.

A chamada educação profissional, com a globalização e o aumento das populações marginalizadas, vem chamando a atenção de órgãos governamentais, principalmente nos países em desenvolvimento. Neste sentido, a principal preocupação desse segmento da educação é formar profissionais aptos a fornecerem uma mão de obra flexível, com capacidade de adequar-se às mudanças ocorridas no mundo do trabalho.

Neste sentido, ainda, diante da constatação de que o mercado de trabalho, com exceção de períodos de recessão, cresce constantemente, observa-se, no processo de industrialização, que muitos postos de trabalho não são preenchidos por falta de profissionais qualificados para a função.

Além disso, a maioria dos jovens que conclui o Ensino Médio não ingressa em cursos superiores. No entanto, se considerado que o ensino técnico representa um caminho mais curto para o mercado de trabalho, ele também poderia ser um preparatório para o ingresso no ensino superior.

Dia Internacional do Estudante

No âmbito internacional, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro e faz referência à resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939. Tal data foi escolhida pelo Conselho Internacional de Estudantes (que hoje é a atual União Internacional dos Estudantes), em 1941, na capital da Inglaterra, como forma de homenagear à referida resistência e, sobretudo, um dos jovens participantes, Jan Opletal, que acabou indo a óbito em 11 de novembro de 1939.

Por

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação

Notícias relacionadas

x