Colunas

Coluna: Uma rara imagem de Jaraguá do Sul, ano de 1957

A foto está exposta no Museu Emílio Silva

21/01/2022

Por

Coluna: Uma rara imagem de Jaraguá do Sul, ano de 1957

Renaldo Kopp descreve a foto: “Aqui uma rara imagem de Jaraguá do Sul, ano de 1957…Digo “rara” por não ter a Igreja Matriz. A antiga Igreja, que se situava aos fundos do Salão Cristo Rei, num lugar mais alto, foi demolida para a construção da atual “São Sebastião” no espaço vazio entre o Salão Cristo Rei e o Colégio São Luís. A foto está exposta no Museu Emílio Silva. Aliás, falando no Museu, vale a pena uma passada com calma, para conhecer sempre alguma coisa “nova” sobre o passado de Jaraguá. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul).

CURIOSIDADES

*Não há duas águas minerais iguais. Todas elas têm teor mineral diferente, de acordo com a marca que as comercializa. É por isso que temos preferência por uma determinada água mineral. É por isso que temos preferência por uma determinada marca.

*A mineralização não afeta a qualidade da água. O resíduo seco é a medida que indica a quantidade de minerais numa determinada medida de água. Não há duas águas minerais iguais. O resíduo seco é a medida que indica a quantidade de minerais numa determinada medida de água.

*A água mineral não engorda nem emagrece, mas como ajuda a combater a saciedade acaba por auxiliar na dieta. Os nutricionistas aconselham que as pessoas se concentrem mais no sabor que preferem do que nos rótulos das águas embaladas.

*Não tem cor, mas tem sabor e tem cheiro, pelo menos para aqueles que têm paladar e olfato mais sensível. Isto deve-se às composições diferentes. A água não tem prazo de validade limite, mas apenas uma data de validade recomendada que não deve ser ultrapassada.

*Temos sede quando 1% da água presente no corpo evapora. Mas não é saudável que esperemos por esse momento. Cada água mineral pode acompanhar comidas diferentes, à semelhança com o que acontece entre os vinhos.

Medicamento Saúde da Mulher

O aclamado medicamento Saúde da Mulher tinha o objetivo de regular a saúde reprodutiva das mulheres. Com o fim de enaltecer os benefícios do produto, fizeram uso de testemunhais de mulheres conhecidas da sociedade brasileira. Este anúncio veiculado na Revista A Cigarra do dia 12 de julho de 1918 trazia o depoimento (com firma reconhecida) da atriz e escritora portuguesa Aura Abranches.

Márcia Cabrita

A atriz e humorista Márcia Martins Alves, a Márcia Cabrita, nasceu em Niterói (RJ) no dia 20 de janeiro de 1964. Em 1992, estreou na TV no elenco de As Noivas de Copacabana. Em 1997, entrou para o elenco de Sai de Baixo interpretando a empregada Neide. Em março de 2010 foi diagnosticada com câncer no ovário. Morreu em 10 de novembro de 2017, aos 53 anos em decorrência do câncer descoberto sete anos antes.

Notícias relacionadas

x