Jaraguá do Sul

Dengue – Município amplia alerta contra novos focos e casos confirmados

Dengue – O agravamento da epidemia na região coloca em alerta a saúde, em especial na região norte

29/02/2024

Dengue – A Prefeitura de Jaraguá do Sul reuniu na tarde de ontem (28) representantes das Secretarias da Saúde, da Educação, Câmara de Vereadores, Acijs, CDL, Regional da Saúde, Defesa Civil Municipal e Estadual, Polícia Militar e Vigilância Epidemiológica, para apresentar o quadro da dengue em nível local e estadual, quando também o prefeito Jair Franzner baixou decreto estabelecendo medidas de prevenção e combate à proliferação do Aedes aegypti nas Secretarias Municipais, Autarquias, Fundações Municipais e área públicas.

 

Em Jaraguá do Sul, no período de 1º de janeiro a 22 de fevereiro de 2024, foram confirmados 97 casos de dengue em Jaraguá do Sul (no dia 27 já estava em 124), que representa um aumento de 1.840% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo que, destes, 54 casos foram contraídos dentro do próprio Município.

 

dengue

No Estado, de 31 de dezembro de 2023 a 26 de fevereiro de 2024, ocorreram 45.335 notificações de dengue em Santa Catarina. Desses, 25.254 foram considerados casos prováveis e, 20.081 foram descartados. Na comparação com o mesmo período do ano 2023, observa-se um aumento de 554% no número de casos prováveis.

 

Até o dia 26 de fevereiro foram confirmados 10 óbitos por dengue nos municípios de Joinville (7), Araquari (1), Itajaí (1) e Itapiranga (1). Há mais casos sob investigação em municípios do litoral norte catarinense.

 

A preocupação, segundo as autoridades da saúde reunidas ontem à tarde no gabinete do prefeito Jair Franzner, é que a dengue, quando não tratada e acompanhada adequadamente, tem potencial risco de agravamento e de evoluir para formas graves, gerando internações hospitalares e óbitos.

 

A possível falta de leitos hospitalares é a maior preocupação. Os focos e casos confirmados da doença estão em ascensão e acendeu o alerta vermelho. As entidades estão unidas com uma força-tarefa para que a comunidade se inclua na luta, que é de todos.

 

A Acijs e a CDL estão mobilizando os setores de RHs das empresas associadas por meio de uma campanha pedindo a atenção para colaborar evitando o surgimento de novos focos, por meio da fiscalização nos recipientes com água, seja em casa, ou no trabalho. Também as escolas estão envolvendo alunos nessa tarefa contra o inseto.

 

Dados do dia 27 informavam 701 casos notificados em Jaraguá, 317 casos suspeitos e 124 confirmados. Infectados em Jaraguá 77, em outro município (40) e indeterminado (7). Nesta quinta-feira (29) a Secretaria da Saúde emite um novo boletim, atualizado.

 

Aplicação do fumacê começa no sábado no Água Verde

 

De acordo com o relatório de supervisão da Gerência Regional de Saúde de Jaraguá do Sul, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, o município possui 18 bairros considerados infestados pelo Aedes aegypti, sendo Água Verde, Centro, Czerniewicz, Chico de Paulo, Ilha da Figueira (o mais infestado), Jaraguá Esquerdo, Nova Brasília, Rio Molha, Tifa Martins, Vila Baependi, Vila Lalau, Vila Lenzi, Vila Nova, Rau, Estrada Nova, Amizade, Barra do Rio Cerro e São Luis.

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que inicia no sábado (2), em uma rua do bairro Água Verde, imediações da Católica de SC, uma ação de aplicação do fumacê.

 

É uma estratégia para diminuir as populações de mosquitos, e consiste em pulverizar um inseticida específico para o mosquito Aedes aegypti, em dosagens seguras aos humanos, e que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.

 

A partir de então, o fumacê será aplicado em outras regiões com grandes focos do mosquito transmissor da dengue e outras doenças. Haverá aviso prévio aos moradores devido a toxicidade do produto.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x