Cadernos Especiais

EDUCAÇÃO MASSARANDUBA

Confira aqui o caderno completo:

04/05/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

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ESCOLA ARACI DUARTE

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COORDENAÇÃO MOTORA

 

Nas aulas de Educação Física o professor Henrique Bialli, realizou com os alunos do Pré II, a atividade de passar pelos obstáculos com o objetivo de desenvolver a coordenação motora, a noção de espaço e de tempo. A atividade pode até parecer simples, porém, ao executá-la os alunos percebem o quanto ela é complexa, tendo que coordenar os movimentos de braços e de pernas para conseguir passar pelos obstáculos, além dos ajustes corporais necessários para não esbarrar. 

 

Roleta dos números

Atividade realizada com a turma do 3° ano, desenvolvido pela professora Eloiza e auxiliar de sala Ângela. O objetivo deste jogo em equipe é alcançar o maior número de acertos nas operações básicas da matemática, onde quem definirá qual será o desafio da rodada é a roleta. Neste jogo além das operações básicas, existem outros desafios, como encontrar o sucessor, o antecessor dos números ou ainda escrever os números por extenso. Ganha o grupo que acertar o maior número de pontos.

 

RESENHANDO OBRAS DE ARTE

 

 OBJETIVO:  produzir texto do gênero resenha usando com objeto obras de arte.

 Durante as aulas de Língua Portuguesa foi utilizada a tecnologia na produção textual. Para abordar o tema resenha, os educandos interpretaram textos e também acompanharam a apresentação do assunto através de slides. Na plataforma Google Arte e Cultura, estão disponíveis diversos jogos, entre eles o quebra-cabeça de obras de arte. Dando continuidade, os estudantes escolheram um quebra-cabeça, jogaram e, em seguida, redigiram a resenha, utilizando as informações estudadas em aulas anteriores.

Os educandos tiveram a oportunidade de escrever e conhecer um pouco mais da cultura artística. 

 

NOSSA BANDEIRA É DA PAZ

 

No dia 20 de abril foram realizadas diferentes atividades para incentivar e promover a paz e os  bons costumes entre os estudantes da escola. Cada turma com seus professores realizaram murais com mensagens de paz, dobraduras de tsurus, corrente de bonecos, mãozinhas de paz entre outras.

 

 

Salas do AEE, garante avanços na Educação inclusiva 

 

A Escola Araci Duarte é um dos polos das salas de Atendimento Especializado Educacional (AEE), público-alvo na educação especial, são atendidos quatro alunos todas as terças-feiras e quartas-feiras no contra turno ao ensino regular. 

O objetivo do atendimento realizado é proporcionar aos estudantes possibilidades de vivenciar práticas lúdicas diferenciadas em matemática.

Os estudantes realizaram atividades ampliando o conhecimento nas operações com apoio de material lúdico pedagógico.  O ensino à habilidade aritmética, método que fortalece o pensamento do estudante na compreensão das operações numéricas com a adição, subtração, divisão e multiplicação. 

Professora Maria D’Ajuda Araújo Garcia

 

 

Projeto: Quem veio primeiro, o ovo ou a ave?

 

Com o objetivo de pesquisar os mais diferentes tipos de ovos de aves para estimular as diversas competências de forma interdisciplinar, os alunos do 1º ano A e B,  realizaram uma viagem de estudos até o “Vale dos Pavões” no bairro Guarani-Acu. Os alunos visualizaram diferentes tipos de aves e ovos e encontraram respostas para muitas de suas dúvidas e curiosidades, que surgiram durante as atividades realizadas em sala de aula. Após a viagem será realizado muitas atividades de leitura e escrita relacionadas à alfabetização. 

Professora Alires e auxiliar de sala Bruna.

 

 

LUZES E SOMBRAS

 

Nas aulas de arte, com o objetivo de desenvolver a capacidade de atenção e concentração, estimulando a criatividade e a imaginação, a professora Caroline realizou com as turmas do Pré I e Pré II o teatro de sombra oferecendo novas percepções às crianças. O trabalho com luzes e sombra possibilita que elas pensem acerca de fenômenos da ótica como os reflexos. A sua natureza, mágica e poética, convida ao jogo e a experimentação, estimulando a imaginação e a criatividade.

 

 

ATIVIDADES COM NOMES

 

Com o objetivo de oportunizar as crianças da turma do Pré I momentos lúdicos, acolhedores  e divertidos onde eles puderam conhecer novas pessoas, viver novas experiências e expressar seus pensamentos, sentimentos e emoções, foram realizadas diferentes atividades relacionadas com o seu próprio nome. 

Professora Cheila 

 

 

IDENTIFICANDO O CORPO

 

Os alunos do Pré II realizaram atividades diferenciadas para identificar o seu corpo, reconhecer-se como seres humanos importantes e aprender a interagir com os colegas com respeito. 

Professora Cheila e auxiliar de sala Ângela. 

 

 

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CEI IVETE SPÉZIA SCHMITT

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CONTEXTOS DE BRINCAR E INVESTIGAR

 

Jardim A – Professora Sálem Loth e auxiliar Grazieli Jagielski

Os contextos de brincar são organizados em espaços circunscritos, são “cantinhos” que transformam o ambiente para o desenvolvimento de diferentes linguagens e possibilidades criativas, conforme os materiais distribuídos e os enredos proporcionados.

A turma do Jardim A vespertino, juntamente com a professora Sálem e auxiliar Grazieli, tem a oportunidade de vivenciar os contextos de brincar e investigar nos diversos espaços da instituição. Ao organizar o contexto, é levado em conta os materiais e linguagens que as crianças apresentam maior interesse, neste momento o professor pode observar atentamente as crianças em seu criar, se relacionar, brincar e interagir com o que o cerca, possibilitando a elas os direitos de aprendizagem: brincar, conviver, participar, expressar, explorar e conhecer-se.

 

 

DIA DA FAMÍLIA NO CEI E INAUGURAÇÃO DA REFORMA DO TELHADO E AMPLIAÇÃO 

 

Vai acontecer no dia 6 de maio, sábado, das 14h30min às 17h30min.Esperamos todos vocês! Venham comemorar conosco!

 

 

PROFESSORES PARTICIPAM DE GRUPOS DE ESTUDOS

 

Os CEIs do município de Massaranduba estão realizando grupos de estudos com os professores. São momentos para estudo, troca de experiências, reflexão da prática pedagógica.

Um grupo de estudos formado por professores, pode ser entendido como um “pequeno número de indivíduos trabalhando juntos para aumentar suas capacidades através de nova aprendizagem para o benefício de estudantes”.

Estes momentos de estudos acontecem durante a hora atividade dos professores. No CEI Ivete Spézia Schmitt, neste ano já foram dois momentos. Um em março com o tema “Projetos na Educação Infantil”; e outro em abril com o tema “Observação e Registro”.

A formação continuada é fator fundamental para promover a educação de qualidade para todas as crianças!

 

 

BRINCANDO E APRENDENDO COM A MÚSICA

 

Musicalização – Professora Leidimara Berci Bardim

O projeto de musicalização que a professora está desenvolvendo com as crianças tem como título: “Brincando e Aprendendo com a Música”, seu objetivo é potencializar o desenvolvimento infantil por meio da música, de modo a favorecer a ampliação da sensibilidade e da expressão corporal, social e emocional das crianças. São utilizados diversos objetos e brinquedos para trabalhar os sons e ritmos diferentes.

O uso e criação de fantoches também tornam as aulas de musicalização mais atrativas e divertidas, as crianças se interessam muito em explorar movimentos corporais como dançar, pular, correr, dentre outros gestos apresentados, estimulando, assim, a imaginação, criatividade e curiosidade das crianças.

 

 

OS TECIDOS COLORIDOS

 

Maternal 1 A – Professora Maria Tatiana Martins e auxiliar Sandra Carla Costa

O projeto intitulado Os tecidos Coloridos do Maternal I objetiva estimular a imaginação das crianças proporcionando a criação de brincadeiras e novas experiências. Sabemos que as crianças são curiosas e aprendem explorando todos os sentidos, este projeto surgiu através da curiosidade das crianças, quando em um certo dia, a professora percebeu o interesse das crianças em manusear e sentir a textura do vestido que ela estava usando na sala. O olhar atento da professora proporcionou para as crianças a criação de diversas brincadeiras, vivências, experiências, o desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais utilizando diferentes tipos de tecidos.

 

 

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EDUCAÇÃO MASSARANDUBA

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PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLAR

 

No dia 26 de abril, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Massaranduba, Polícia Militar e Bombeiros Voluntários de Massaranduba, elaboraram um template de Plano de Emergência Escolar. Este será apresentado ao Conselho Municipal de Educação (Comed) e Conselho de Segurança e posteriormente trabalhado em cada Unidade Escolar. É mais um avanço para a segurança dos estudantes e professores e os estabelecimentos em si.

 

 

CURSO DE ROBÓTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

 

No dia 25 de abril, a equipe do Sesi-Senai e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Massaranduba, estiveram em todas as escolas municipais, planejando o curso de robótica que terá início em junho em cada unidade escolar.

A robótica na educação, além de atrair a atenção e o interesse dos alunos para o tema da tecnologia e para o conteúdo ensinado, funciona como ferramenta educativa, visto que, dentre seus inúmeros benefícios, melhora o desenvolvimento cognitivo dos alunos e o processo de aquisição dos conhecimentos aprendidos em sala.

 

 

Segue as formações das ODS em Massaranduba

 

Na manhã do dia 27 de abril, os professores da Escola Araci Duarte participaram de formação sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Na ocasião, foram discutidos temas como a importância das ODS nos projetos já desenvolvidos pela escola, conceito de sustentabilidade e aplicação prática dos 17 objetivos nos trabalhos.

O encontro oportunizou ao grupo uma importante troca de ideias e retiradas de dúvida sobre a temática abordada. A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo é signatária desde 2021 e mantém as formações sobre ODS de forma continuada.

 

 

Estudantes do curso de italiano recebem livros como reforço 

 

Cinco estabelecimentos de ensino das redes municipal e estadual de Massaranduba são os locais de realização de aulas de língua italiana, como atividade extraclasse. São eles: Ministro Pedro Aleixo, Araci Duarte, Bruno Linden e Maria Konder Bornhausen e, na Escola Alto Luís Alves, onde as aulas ocorrem no período normal, haja vista que o ensino é em período integral desde a pré-escola até o 5º ano. 

O professor é Alírio Valentini. Para um ensino com mais qualidade, em abril os estudantes receberam o livro de italiano onde poderão praticar ainda mais o estudo do idioma. Os livros são resultado do convênio que a Prefeitura de Massaranduba possui com o Centro di Cultura Italiana Paraná – Santa Catarina e o Consulado Geral da Itália de Curitiba.

Massaranduba possui gemellaggio com cinco comunes (municípios) italianos da região de Vale Del Biois, Provincia de Belluno, Região do Vêneto desde 2011, tendo como um dos objetivos o intercâmbio cultural. Nesse contexto essa é uma das ações que buscam preservar o idioma e à cultura italiana tão presentes ainda no município.

 

 

Bloco administrativo da Nicolau Jensen é entregue à comunidade

 

O Município de Massaranduba entregou na tarde de sexta-feira (28), o bloco administrativo da Escola Nicolau Jensen, no Bairro Patrimônio. Autoridade municipais, lideranças da comunidade, professores e alunos prestigiaram o ato de entrega da obra de 274,74 m2 de área, investimento de 683,6 mil.

O estabelecimento está recebendo, também, um bloco com dois pisos e oito salas de aula e dependências.

INAUGURAÇÃO – No sábado, 6 de maio, será entregue para a comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Ivete Spézia Schmitt, a ampliação e reforma do telhado. O ato está marcado para as 14h30min. Haverá uma ampla programação para as crianças, familiares e comunidade.

 

 

Oitiva sobre a Lei Paulo Gustavo é realizada em Massaranduba

 

Foi realizada no dia 18 de abril a primeira oitiva de Massaranduba (audiência pública) sobre a Lei Federal Complementar nº 195 de 2022, mais conhecida como Lei Paulo Gustavo. Estiveram presentes representantes de entidades públicas e privadas do município que realizam atividades culturais, bem como agentes culturais.

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Massaranduba, Ilmar José Petry, ressaltou a importância de se pensar no bem mútuo, buscando favorecer o que é importante para a cultura de Massaranduba. Ressaltou a riqueza cultural do município e a importância desses recursos para preservar as tradições.

Foi um momento de esclarecimentos da lei e como os recursos serão disponibilizados aos municípios pelo Governo Federal. Na ocasião os presentes fizeram alguns questionamentos e apontaram as principais necessidades do setor cultural de Massaranduba.

A gerente de Cultura e Turismo de Massaranduba, Soraia Kraisch Daniel, destacou que esse é o primeiro momento e que serão desenvolvidas mais oitivas para esclarecimentos e discussões em grupo. Os editais de credenciamento para os interessados ainda não estão disponíveis, pois a Lei Paulo Gustavo ainda não está regulamentada, porém há a previsão que isso ocorra em maio. 

 

 

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