Cadernos Especiais

EDUCAÇÃO MASSARANDUBA

Confira o caderno completo aqui:

18/05/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

EMEF NICOLAU JENSEN

 

1º Ano A

A turma do 1º ano matutino da Prô Katiane, vivencia momentos de escrita com giz na calçada da escola. Através desta prática, fortalecem a coordenação motora fina importante para a escrita no caderno e também expressam o que aprenderam na escola. Em algumas fotos, é possível notar desenhos de bandeiras cívicas. Foi após o primeiro dia cantando o hino Nacional logo de manhã. A diretora explicou sobre as bandeiras e a professora esclareceu algumas dúvidas dos alunos em sala.

 

1º ano B

A turma do 1° ano B juntamente com a professora Regina, participaram de atividades significativas, através dos jogos e das brincadeiras que têm um papel muito importante na educação e na vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação. Além de desenvolver as habilidades cognitivas e de coordenação motora, e trabalhar assuntos específicos, como alfabetização, matemática, ciências, arte, história, entre outros…

 

Pré II

Nas aulas de arte, a turma do Pré II juntamente com a professora Emeli, desenharam o corpo humano com estruturas das principais partes e alguns detalhes, tendo como objetivos:

-Comunicar suas ideias e sentimentos com pessoas e grupos desenvolvendo habilidade como coordenação motora fina, criatividade e imaginação de forma lúdica;

-Demonstrar respeito pela ideia de colega; Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

 

Jogos escolares

No dia 15 de março as turmas dos 4º e 5º anos juntamente com o professor Murilo D. Formigari participaram na Escola Felipe Manke dos jogos escolares na modalidade tênis de mesa (pingue pongue).

O objetivo dos Jogos Escolares é promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. Parabéns a todos os estudantes e professor.

 

 

FAMÍLIA NA ESCOLA

No dia 15 de abril aconteceu nas dependências da E.M.E.F. Nicolau Jensen e Pré-Escolar Balão Mágico o dia da Família na Escola. Foi uma tarde muito divertida que contou com apresentações das crianças, teatro em parceria com a Viacredi e oficinas para as famílias. Foram momentos de diversão e descontração onde as famílias tiveram a oportunidade de vivenciar e experenciar um pouco do ambiente institucional. “Ter uma família significa que você é parte de algo maravilhoso. Significa que você amará e será amado pelo resto de sua vida, não importa o que aconteça”. (Lisa Weeda).

 

Inauguração do Espaço Administrativo

No dia 28 de abril aconteceu a inauguração do novo espaço administrativo da Escola Nicolau Jensen, onde estão inseridos espaços como: secretaria escolar, sala dos professores, sala da gestão, sala da orientação, 2 banheiros e depósito de material de limpeza. Está amplo e funcional. Nossa gratidão ao poder executivo, aos vereadores presentes, Secretaria de educação, APP da Escola Nicolau, funcionários e toda a comunidade escolar. A obra ficou linda!

 

 

CEI HULDA CARDOSO

 

MONSTRO DAS CORES 

A história  Monstro das Cores foi trabalhada em sala com muita leveza e diversão, onde as crianças puderam ter a noção de identificar os sentimentos e emoções através das cores e através do diálogo sobre as emoções, incentivando cada um a falar de seus sentimentos e ouvir os colegas, levando- as por um caminho de autoconhecimento, podendo assim perceber e verbalizar a maneira como se sentem, criando o sentimento de respeito e empatia para com todos.

Muito aprendizado em todas as áreas do conhecimento, acolhendo as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no seu ambiente, ampliando assim suas experiências, conhecimentos, autonomia, socialização, comunicação e habilidades diversas.

Além de todo o trabalho emocional, trabalhamos com as cores, onde com elementos da natureza e outros materiais foram disponibilizados para criar as cores para os trabalhos artísticos em sala………. como o colorau, café, açafrão… pinceis de pena, galhos, folhas… 

 

 

Casinha

O brincar é fundamental na infância. Proporciona à criança o desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo. Estimula o cérebro, melhora as habilidades de comunicação e desenvolve a socialização. Estamos em constante evolução, com o intuito de oferecer às nossas crianças a oportunidade de desenvolver seus potenciais.

Um dos projetos concretizados recentemente foi o de ampliação e reforma da casinha do nosso espaço.

Com os avanços da tecnologia, tem sido cada vez mais esporádicos o contato das crianças com a natureza. O acesso às telas têm feito com que elas brinquem cada vez menos ao ar livre. Levando isso em consideração, optamos também em um espaço com grama, para estimular esse contato com a natureza e de interação com o meio ambiente. Um dos grandes benefícios do contato com a natureza é o fortalecimento do sistema imunológico, proporciona bem estar e melhora a qualidade de vida dos pequenos.

Como gestão, nos entregamos para fazer acontecer e recebemos em troca sorrisos e alegria.

A todos os envolvidos nosso muito obrigado!

 

 

Família na Escola 

Quando a criança começa a frequentar as instituições escolares, é com base nos valores familiares que ela se relaciona. Por isso, é tão ressaltada a importância dos pais quanto à relação com a escola.

Com o intuito de estreitar esse laço, fortalecer o vínculo, criou-se o Dia da Família na Escola. É um momento onde se tem a oportunidade de interação, compartilhar experiências das crianças, valorizar a importância do diálogo e estimular a cooperação. É muito bom a escola saber que pode contar com os Pais. No dia 28 de abril tivemos em nosso CEI esse encontro valioso. Foi muito gratificante contar com a participação em massa dos pais e ver a alegria das crianças.

 

 

CAIXAS DE PAPELÃO 

Uma simples caixa de papelão pode oferecer inúmeras possibilidades de exploração e brincadeiras às crianças.Quando se é bebê, qualquer objeto pode ser interessante para ver, tocar e explorar. Com as caixas, por exemplo, ele pode entrar e sair, virar, sentar, empurrar, jogar, bater ou empilhar, o que amplia seus conhecimentos sobre si e sobre o mundo, ao descobrir características desses objetos e possibilidades de seu próprio corpo. É bem provável que, em algum momento da vida, você já tenha participado de brincadeiras com caixa de papelão, um objeto que gera muito fascínio na infância e pode ser explorado das mais diversas maneiras, desta forma a professora Carla e a auxiliar Diana, da turma do Berçário I matutino, estão desenvolvendo através do projeto: “Caixas de papelão: Exploração, criação, imaginação e muita diversão”, brincadeiras com caixas de papelão, na qual são super baratas, estimulam a criatividade, além de ajudar o meio ambiente.

 

 

O Piquenique 

Pense em coisas que praticamente toda criança gosta: passeio ao ar livre, brincadeira e amigos. Junte tudo e temos um divertido piquenique.  Com esse propósito a professora Rosana e a auxiliar Ângela, da turma do Jardim matutino, realizaram um divertido piquenique em contato com a natureza, com o objetivo de criar memórias afetivas e aprendizado na infância, por meio do lúdico. Foi uma manhã de muita alegria em contato com o meio ambiente. Além disso, desenvolve o hábito para uma alimentação saudável, os alimentos oferecidos no piquenique foram naturais, o que possibilita às crianças leveza após a alimentação, para assim brincarem com mais disposição e liberdade.

 

 

——————————

 

Escolas e CEIS em defesa do planeta terra e da sustentabilidade.

 

Ações pontuais pedagógicas foram desenvolvidas no dia 22 de abril, data em que comemoramos a nossa casa, a nossa morada, o planeta Terra.

 

Foram realizados diversos trabalhos como:

 

  • O do Grêmio Estudantil da Escola Pedro Aleixo que arrecadou latinhas no 1º semestre letivo e o valor das vendas do alumínio será revertido em atividades na semana dos estudantes. Além do benefício aos estudantes, essa ação visou a prática da sustentabilidade e evitou que as latinhas fossem destinadas em lugares incorretos.

 

  • A importância de preservação do planeta Terra e que somos parte dele, de forma que possamos ter consciência sobre nossas ações promovendo a conscientização e a cultura da paz.

 

  • Identificação e cuidado com o Planeta Terra Proporcionar de forma lúdica o conhecimento do planeta Terra, a fim de desenvolver atitudes de cuidado, manutenção e preservação do planeta em que vivemos.

 

  • Ação solidária: Solidariedade é um ato que aquece, campanha de doação de roupas, calçados e cobertores para doação para famílias que precisam aconteceu no dia 6 de maio. Esse ato de sustentabilidade e solidariedade irá aquecer muitas famílias.

 

 

Massaranduba no Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

 

Entre os dias 10 e 12 de maio, em Lages, aconteceu o XI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, promovido pela Fecam (Federação Catarinense de Municípios) por meio do Congesc (Conselho de Gestores de Cultura de Santa Catariana) e de parceiros como a FCC (Fundação Catarinense de Cultura).

Massaranduba e demais municípios da Amvali, por intermédio do Colegiado de Cultura, estiveram representando a região e participaram de palestras e oficinas para compreender melhor as políticas culturais nesse momento tão importante para o setor cultural.

O evento foi muito importante principalmente porque no dia 11 de maio foi publicado o Decreto nº 11.525 que regulamenta a Lei Federal Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, mais conhecida como Lei Paulo Gustavo, que dispõe sobre apoio financeiro ao setor cultural.

Em breve será realizada a segunda oitiva sobre essa lei para esclarecimentos e discussões sobre os recursos destinados a Massaranduba.

 

 

CMDCA credencia OSCs para projetos financiados via FIA

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) abre edital de credenciamento Nº 05/2023 visando à seleção de organização da sociedade civil interessada em formalizar parceria para a execução de projetos de atendimento, promoção, proteção e defesa de direitos de crianças e adolescentes do município de Massaranduba. 

A formalização de parceria, através de Termo de Fomento ou Termo de Colaboração, com Organizações da Sociedade Civil – OSCs, será para execução de projetos de cunho social, complementares ou inovadores, voltados a políticas públicas da criança e do adolescente, para a consecução de finalidade de interesse público e recíproco que envolve a transferência de recursos financeiros do Fundo da Infância e da Adolescência de Massaranduba – FIA.

O edital completo está no site: massaranduba.atende.net. O prazo limite para entrega das propostas é 29 de maio.

O valor teto para projetos financiados integralmente pelo FIA é de R$ 177.527,95 e o limite de valor, por projeto, com repasse direto, é de R$ 71.011,18.

 

Massaranduba celebra hoje o feriado da Ascensão do Senhor

 

Nesta quinta-feira, 18 de maio, o município de Massaranduba celebra a Ascensão do Senhor. A data, comemorada especialmente pelos luteranos, é considerada como feriado municipal. É o único na região. 

Quarenta dias após a solenidade da Páscoa, celebramos a solenidade da Ascensão do Senhor. A Liturgia, para facilitar a participação dos fiéis, fixou a Ascensão do Senhor para o 7º Domingo da Páscoa.

Por isso, na Ascensão, celebramos Jesus dando por completa sua missão. Ele veio do Pai, revelou-nos o rosto Misericordioso do Pai, ensinou-nos a amar o Pai e a fazer em tudo a Sua Vontade.

Ele cumpriu até o fim a missão que o Pai lhe confiou. Agora Ele volta para o Pai, após ter nos ensinado a percorrer o caminho que nos levará de volta para Deus, e Ele próprio se faz o caminho – “ninguém vai ao Pai, senão por mim” (Jo 14,6).

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Notícias relacionadas

x