Cadernos Especiais

EDUCAÇÃO MASSARANDUBA

Confira o caderno completo aqui:

01/06/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Escola Maria Machado Kreutzfeld

==================================================

 

Projeto Empreendedorismo 

No dia 14 de abril iniciamos o projeto empreendedorismo com as turmas dos 3º, 4º e 5º anos, em parceria com pais empreendedores da comunidade. Neste dia, tivemos uma roda de conversa entre pais, professores e alunos sobre o tema Empreendedorismo.

O objetivo geral do projeto é desenvolver a disposição para o empreendedorismo nos estudantes a fim de formar pessoas visionárias, que saibam tomar decisões de maneira equilibrada e façam a diferença na sociedade em que atuam.

 

 

Dia 22 de abril – Dia do Planeta Terra 

O ensino de Planeta Terra às crianças é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pelas nossas próprias ações. É importante que as crianças aprendam sobre os recursos naturais e sua importância para a vida na Terra, assim como sobre as mudanças climáticas e suas consequências. A atividade foi desenvolvida com as turmas do Pré I e Pré II sob a regência da professora Vadislene e auxiliar Tairine.

 

 

Lugares Onde Vivemos: Minha Rua, Minha Comunidade, Meu Bairro 

Visita a nossa comunidade, Ribeirão da Lagoa, com as turmas dos 1º e 2º anos, supervisionados pelas professoras Andressa e Lais e com apoio da nossa querida merendeira Valdirene (Leca) moradora da comunidade, com objetivo de identificar os diferentes lugares de vivência (casa, escola, praça, rua, bairro, comércio, empresas) com as diferenças e semelhanças entre cada um, trabalhando coletivamente e de forma cooperativa. Um passeio muito especial, o qual as crianças se sentiram pertencentes ao objeto de estudo.

 

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA 

No dia 15 de abril tivemos o dia da Família na Escola. Foi uma manhã muito especial, pois mais uma vez, as famílias compareceram e tornaram este momento mágico para nossas crianças e toda nossa equipe escolar.

O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar são um componente importante para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem e para a garantia da qualidade de vida da criança, assegurando a sua saúde, lazer e segurança em casa e na escola.

 

 

ABELHA NÃO FAZ MAL, ABELHA FAZ MEL!

Dia 20 de maio dia Mundial da Abelha

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi criada com o objetivo de ressaltar a importância destes pequenos insetos polinizadores para o desenvolvimento sustentável e a manutenção da vida na Terra.

Em comemoração à esta importante espécie para o nosso ecossistema, houve um momento muito especial na escola com várias atividades teóricas e práticas. 

A palestra “Abelha não faz mal, abelha faz mel!”, sobre as abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas nativas, foi realizada pela nossa querida colaboradora e mamãe Stephani Cristina do Amaral Renkawieck. A mesma é criadora de abelhas sem ferrão juntamente com seu esposo e trouxe para a escola um pouco do seu conhecimento e de suas vivências.

As abelhas sem ferrão pertencem à família Apidae, tribo Meliponini, razão pela qual também são chamadas de meliponídeos.

O Brasil conta com aproximadamente 250 espécies de abelhas sem ferrão. Na nossa escola temos uma “casinha” de abelha sem ferrão mirim Droryana.

Agradecemos a Ademir Szymczak e a Andreia Szymczak pela doação da caixinha de Abelha.

Gratidão a Tefa e ao Deco por trazerem a caixinha até a nossa escola e por todo conhecimento compartilhado neste movimento lindo.

 

==================================================

Centro de Educação Infantil Padre Aldolino Guesser

==================================================

 

A importância da Educação Física na Educação Infantil

A Educação Física representa um papel muito importante na vida das crianças. Ela proporciona momentos de aprendizagens que contribuem para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social. Por isso, as atividades desenvolvidas e trabalhadas pela professora Emanuele Winter Strochen com as turmas do CEI como brincadeiras e atividades dirigidas, despertam a criatividade, a curiosidade, a autonomia e a interação.

 

 

Projeto “Eu sou assim”!

A turma do Maternal com as professoras Fabiana Moros Miliauskas e Cheila Guesser Redmerski juntamente com as auxiliares de sala, Gabriele Wachsmann Sikorski e Jordana Decker Zapelini, desenvolveram durante o mês de maio o Projeto “EU SOU ASSIM”. O Projeto consiste em trabalhar o Eu, o Outro e o Nós de forma lúdica e prazerosa com as crianças. O objetivo geral do projeto é a construção da identidade e autonomia por meio de brincadeiras, interações e experiências em diferentes situações.

 

 

MUSICALIZAÇÃO NOS ESPAÇOS DO CEI…

O Projeto de Musicalização nos Centros de Educação Infantil, a partir do Berçário, contribui para a formação motora e cognitiva das crianças. Por meio da linguagem musical a criança experimenta diversos ritmos, formas, movimentos de modo a construir sua própria identidade. A utilização de elementos não estruturados e os movimentos com o próprio corpo são recursos que ampliam sua imaginação e saciam sua curiosidade.

 

 

PROJETO CONHECENDO AS BORBOLETAS NO PRÉ-ESCOLAR RECANTO ALEGRE 

Durante as brincadeiras livres no pátio do CEI Padre Aldolino Guesser, as crianças da pré-escola encontraram uma borboleta. Percebendo a curiosidade das crianças em relação ao animal, a professora Andreia Klosowski Jagiello está desenvolvendo um projeto junto das turmas do Pré I e II, possibilitando compreender de forma lúdica o desenvolvimento das borboletas, como elas vivem e sua contribuição para a natureza. 

Além das descobertas sobre o animal e o meio ambiente, será utilizado o interesse das crianças para as aprendizagens de Alfabetização, Letramento e de Numeracia.

 

 

Contação de História em parceria com a Viacredi

No dia 24 de maio houve no CEI Padre Aldolino Guesser e PE Recanto Alegre, em parceria com a Viacredi, a Contação de História nos períodos matutino e vespertino. Todas as turmas, desde o berçário até a pré-escola puderam presenciar as histórias contadas por Raquel Inês Ebert Santos e que teve por temática o Eu, o Outro e o Nós, ressaltando valores como o respeito, a aceitação e a empatia.

Momentos como estes ampliam o repertório narrativo, imagético e cultural das crianças, aguçam a imaginação e a criatividade, bem como ajudam a desenvolver a concentração, a atenção, a memória entre muitos outros benefícios… Agradecemos a Viacredi pela parceria que nos possibilitou desenvolver com as crianças essa ação cultural.

 

 

==================================================

Secretaria Municipal de Educação

==================================================

 

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES

No dia 25 de maio aconteceu o momento de formação de professores alfabetizadores na rede municipal de educação de Massaranduba. Estiveram presentes os professores de pré-escola, 1º e 2º anos para estudo da Política Municipal de Alfabetização, troca de ideias e produção de atividades alfabetizadoras. O encontro foi conduzido pelas Orientadoras Pedagógicas da Secretaria de Educação, Marynês e Ariane.

 

Polícia Militar repassa seu protocolo de segurança para professores

 

Cerca de 1.100 professores receberam informações sobre o protocolo de Terrorismo Doméstico com Múltiplas Vítimas nos municípios de Guaramirim, Schroeder e Massaranduba. Nas últimas semanas, o Tenente Leandro Dirschnabel, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar em Guaramirim, o Sargento Diego Santos Ferrão, comandante do destacamento de Schroeder, e o Sargento Jair da Silva, comandante do destacamento de Massaranduba, repassaram informações sobre o protocolo de segurança adotado pela Polícia Militar de Santa Catarina nas escolas. 

Esse protocolo é conhecido como FEL (fugir, esconder, lutar), seguindo essa ordem para agir em situações desse tipo.

Em Massaranduba, com a participação maciça das redes estadual e municipal de ensino, foi possível transmitir esse conhecimento aos diretores, professores e funcionários das escolas, visando aumentar a segurança dos alunos e adaptar-se a novos cenários com grandes aglomerações. No total, aproximadamente 1.100 profissionais foram capacitados teoricamente sobre o protocolo utilizado pela Polícia Militar. (Fone: 14º BPM)

 

 

Prof. Paulo lança sábado livro ao público infantojuvenil e adulto

 

O professor Paulo César Silva, também conhecido nos meio artístico, lança no sábado, 3 de junho, às 16 horas, na Vila Gastronômica, na Via Verde, o livro “Mistérios no Meu Jardim – Revelação”, o primeiro de uma série, que traz uma narrativa de aventuras e mistérios no que podemos definir como parábolas da mente humana. Nele, personagens fantásticos como fadas, bruxas e muitos outros atuam como alegorias das nossas emoções, representando os aspectos “sombrios e iluminados” da nossa natureza.

Direcionado ao público infantojuvenil e adulto, o livro tem sua origem e inspiração numa peça de teatro infantil montada e encenada com alunos de escola pública no município de Jaraguá do Sul. Constitui-se de 162 páginas, mesclando, na sua maioria, textos com algumas ilustrações.

Conta a história de uma garotinha chamada Clara, que possuía um jardim, e, segundo ela, era mágico, frequentemente visitado por fadas. Imaginação ou não, participa ela das aventuras desses seres mágicos da luz e juntos descobrem que precisarão unir forças no embate aos oponentes que aparecem e que parecem não estar brincando naquilo que almejam.

 

 

Evento comunitário promove inclusão social e acesso a serviços públicos

 

O município de Guaramirim se prepara para sediar o primeiro evento comunitário intitulado “HabitAÇÃO”, organizado pelo Setor de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação. Agendado para o dia 3 de junho, das 9h às 13h, o evento tem como objetivo central promover a inclusão social e facilitar o acesso à cidade e aos serviços públicos para os moradores dos Residenciais Nova Guaramirim e Guará, que são beneficiários dos empreendimentos habitacionais Faixa I do Programa Minha Casa Minha Vida.

Com o intuito de fortalecer essa iniciativa, diversos parceiros estratégicos se uniram ao Setor de Habitação. Entre eles estão o CRAS Corticeira, o Creas, o Cadastro Único, o Posto de Saúde da Corticeira, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), a Secretaria de Agricultura, a Polícia Militar, a Polícia Científica do Estado de Santa Catarina (IGP), o Sine/SC e ONGs locais, como a Ação Social e os Bombeiros Voluntários. Essa parceria visa criar uma intervenção pública ampla, que permita a aproximação, o conhecimento e a inserção social e urbana das famílias residentes nos condomínios.

O evento será realizado em duas etapas: a primeira no Residencial Nova Guaramirim no dia 3, sábado, e a segunda no Residencial Guará, no dia 24 de junho, junto aos salões de festa desses condomínios que foram gentilmente cedidos para a realização das atividades, proporcionando aos moradores a oportunidade de participar em ambas as datas. 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

 

Notícias relacionadas

x