Política

Exames de Lula mostram inflamação na garganta e leucoplasia

Não houve qualquer sinal de que câncer tratado pelo petista possa ter voltado

12/11/2022

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve neste sábado (12) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para realizar exames de rotina. Um exame de nasofibroscopia apontou alterações na garganta causadas pelo esforço vocal, o que pode ser caracterizado como inflamação. Encontrou, também, uma pequena área de leucoplasia na laringe, caracteriza por manchas brancas.

Os exames, no entanto, não identificaram qualquer sinal de que o câncer identificado e tratado por ele em 2011 possa ter voltado.

O petista ainda passou por ecocardiograma, tomografias gerais do coração e do pulmão e exames de sangue. Os indicadores de todos os exames foram considerados normais.

Lula foi atendido neste sábado pelos médicos Roberto Kalil Filho, Artur Katz e Rubens Brito.

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), que é médico e acompanhou o presidente eleito no Sírio-Libanês, disse que Lula está “muito bem” e tem apenas as cordas vocais inflamadas de quem “emocionou muita gente com seus discursos durante a campanha eleitoral”.

“Os exames todos mostram a normalidade e a completa remissão daquele antigo tumor, que já faz uma década que [ele] teve”, continuou.

Na semana passada, a saúde de Lula foi alvo de notícias falsas. Advogados do grupo Prerrogativas processaram profissionais de saúde que compartilharam as informações.

A declaração foi dada na saída do Palácio do Alvorada a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que mencionaram o boato que circula entre bolsonaristas.

 

Leia, abaixo, a íntegra do boletim médico:

Boletim Médico
Luiz Inácio Lula da Silva
12/11/2022 – 15hs

O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.
Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.

O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe.

O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito.

comBIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

 

Conteúdo original publicado por Folha de São Paulo

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x