Jaraguá do Sul

FERJ completa 50 anos e egressos da turma pioneira são homenageados

Para celebrar essa trajetória, na terça-feira (29) os egressos do primeiro curso da FERJ receberam uma homenagem e um certificado alusivo ao cinquentenário da entidade.

31/08/2023

Concluir uma graduação é um passo importante na vida, e na carreira. São anos de dedicação, e, muitos desafios pelo caminho. Em 1973, esse era um sonho ainda mais distante. Foi nesse período que nasceu a Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), hoje mantenedora do Centro Universitário Católica SC. A jornada histórica da instituição foi movida pela obstinação do Padre Elemar Scheid, que lutou para que fosse possibilitado o acesso ao ensino superior em Jaraguá do Sul. 

A partir deste sonho, e com auxílio de diversas lideranças e empresários da cidade, em 1976, teve início o primeiro curso de Estudos Sociais, com um propósito muito inspirador: o de formar docentes. Funcionava no Centro de Atividades do Sesi. Em 1978, outra data marcante: a primeira formatura. Desde então, mais de 10 mil acadêmicos colaram grau nos cursos de graduação da instituição.

Para celebrar essa trajetória, na terça-feira (29) os egressos do primeiro curso da FERJ receberam uma homenagem e um certificado alusivo ao cinquentenário da entidade. “Estamos muito felizes com essa comemoração. A FERJ nasceu de um sonho, e do apoio de muitos empresários. Mas, ela nasceu mesmo por causa desses egressos que formaram a primeira turma. Eles acreditaram que a educação é transformadora e o melhor caminho para mudar as coisas”, comemorou o reitor da Católica SC, Cleiton Vaz.

Para os egressos, o momento foi dedicado a reencontrar os colegas de turma e rememorar as histórias vivenciadas. “Foi a primeira oportunidade de fazer um curso de graduação sem ter de sair de Jaraguá. Então foi um marco na história da cidade”, destaca o egresso, Reiner Modro.

Aos 84 anos, sendo 50 deles dedicados à educação, Luiza Dutra da Fonseca conta que a graduação foi a oportunidade de alavancar a carreira. “Busquei o curso para poder dar aula no ensino fundamental e atuei em escolas do município e do estado. Foi muito bom reencontrar o pessoal. Muitos momentos e boas lembranças”, resumiu.

Ainda dentro das comemorações dos 50 anos da FERJ, acontece uma sessão solene, nesta quinta-feira, dia 31, a partir das 17h, no auditório da instituição. Autoridades, colaboradores e imprensa devem participar do evento, que será marcado ainda por um coquetel.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x