Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.
Flávio José – Movimentos no PL de Guaramirim, pode provocar mudanças em Jaraguá do Sul?
Flávio José: coluna de política, variedades e assuntos relevantes de toda a região do Vale do Itapocu
12/03/2024
NOVO ENDEREÇO – O deputado federal Carlos Chiodini agora é, politicamente, itajaiense. Na sexta-feira (8), com grande festa no principal clube da cidade, assinou a sua filiação no MDB local e foi lançado como pré-candidato a prefeito, para substituir o também emedebista Volnei Morastoni, que o apoia. Ele é o presidente estadual do partido. Itajaí teve de “importar” de Jaraguá um nome para que o MDB tenha chance de continuar no comando do município mais rico de Santa Catarina.
NOVO ENDEREÇO 1 – O assunto era tratado desde o ano passado e foi confirmado. Carlos é experiente e um bom articulador político e tem chances de vencer, segundo opinião de dirigentes partidários. Resta saber como o eleitor itajaiense vai receber um “estrangeiro” disputando a prefeitura. Se disputasse em Jaraguá, as suas chances de vencer seriam muito pequenas porque em todas as eleições que disputou para deputado, recebeu sempre menos de 20 mil votos na cidade.
Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
LUNELLI – O empresário Dênis Lunelli é o sonho de boa parte dos guaramirenses para prefeito. Ele está relacionado, inclusive, como pré-candidato do PL, junto com mais três nomes, mas, parece, não é o que quer. No final de semana circulou informação de que poderia ser o vice de Jair Franzner. Daria MDB e PL, costura que está sendo feita na maior parte dos municípios. Pode acontecer? Fica a interrogação. Até a definição dos nomes, em 5 de agosto, muita água vai correr pelo rio Itapocu.
LUNELLI 1 – Enquanto isso, seu irmão, o ex-prefeito e deputado Antídio Lunelli, segue ascendente na liderança do MDB no Estado. Apesar da “pernada” que levou de partidários quando pretendia sair candidato a governador, fez uma baita votação para a Assembleia Legislativa e está deputado. Ele sonha voos mais altos. De repente, na próxima eleição, para o governo do Estado. Vice de Jorginho Mello? Essa hipótese abriria caminho para ser o candidato natural e isso pode ocorrer.
MUDANÇAS – O empresário e vereador Ilmar Saplinski, de Massaranduba, deixou o PSD, aproveitando o período da janela partidária que segue até 5 de abril e filiou-se no União Brasil. É pré-candidato a prefeito, com conversas já acontecendo com outros partidos, como PL e PSDB, para coligação na majoritária. Sílvio Mainka e Moacir Kasmirski, também estão na lista do União Brasil. Isso é só para constar, porque Ilmar será o escolhido. Odenir Deretti (PP) deve ir à reeleição, presume-se.
MUDANÇAS 1 – Em Guaramirim, é certa a ida do vereador Ezequiel de Souza, eleito pelo DEM e agora no União Brasil, para o MDB. Quem também deve ir para o partido de Nílson Byllardt é a suplente de vereadora Maria Rosana Zermiani Franz, do PSD. A data de filiação já está escolhida: 22 de março. Tanto Zico quanto Rosana, que eram da base do governo municipal foram “rifados” e vão para o MDB, onde sairão candidatos. Zico queria ir para o PL, mas, parece, não deu certo.
Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
ARTICULAÇÕES – Alceu Gilmar Moretti, secretário de Saúde em Jaraguá do Sul, pode ser o candidato a prefeito pelo MDB, em Corupá, onde sempre residiu e foi vereador. Com apoio de Tamanini. As conversas já começaram, com a intermediação do deputado Lunelli. É o sonho de Alceu ser prefeito da sua cidade. Se vier a disputar, terá adversários fortes pela frente. Eliane Müller (PP) é uma delas. Em 2020, fez 3.547 votos (39,51%), contra 4.754 (52,96%) atribuídos a Tamanini, o vencedor.
ARTICULAÇÕES 1 – Eliane recebeu convite para se filiar no PL, inclusive esteve conversando com o governador Jorginho. O partido é presidido em Corupá por César Rabock, secretário municipal de saúde. Na Capital da Banana, são hipoteticamente pré-candidatos, também, Bernadete Hillbrecht (PSD), Juliano Millnitz (União Brasil, a caminho do PL), Loacir Campregher (PP), Alceu Moretti (MDB) e Felipe Rodrigues (PSDB). Ana Paula Schulze, candidata em 2020 pelo Avante, é outro nome na lista.
Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
JANELA ABERTA – As mudanças partidárias de vereadores vão até 5 de abril. O momento é de avaliação para salvaguardar possibilidades de reeleição. Em Jaraguá, a primeira saída é de Ademar Winter, que voltou ao MDB, deixando o PSDB. O PP (Partido Progressista) deve perder o vereador Anderson, que em princípio iria para o União Brasil. A vereadora Nina Camello não concorrerá à reeleição. Também a Níura não vai concorrer. Licenciou-se do PP.
Flávio José – e-mail da coluna: flavio@jdv.com.br
SÓ PALAVRAS – Na semana passada, o superintendente do Dnit em SC, Alysson Rodrigo de Andrade esteve em Jaraguá do Sul, na reunião da regional Norte da Facisc para tratar sobre a BR-280. Muito pouco acrescentou, ao que já se sabe. E ontem (11), em Guaramirim, o secretário Jerry Comper, da Infraestrutura e Mobilidade de SC, vistoriou a duplicação do trecho estadualizado da BR-280, que estão a passos de tartaruga, mas com promessa de agilidade.
SÓ PALAVRAS 1 – Embora haja previsões de datas de entregas de algumas obras de arte, o que se percebe é uma lentidão nos trabalhos. O Estado diz que os pagamentos estão em dia. Então porque não fazem uma cobrança mais forte na empreiteira contratada? Os esforços deveriam ser focados na ponte da divisa, onde fica o gargalo do trânsito. Agora não somente nos horários de pico, mas em outros também. Haja paciência.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline