Trânsito

Janeiro terá grandes mudanças no trânsito central jaraguaense

Mudanças importantes no trânsito serão realizadas em Jaraguá do Sul, em especial no entorno da Colina Gottlieb Stein, conhecida como Morro da AABB

17/12/2019

Por

Janeiro terá grandes mudanças no trânsito central jaraguaense

Passado o período natalino e ainda em plenas férias para a maioria dos jaraguaenses, mudanças importantes no trânsito serão realizadas em Jaraguá do Sul, em especial no entorno da Colina Gottlieb Stein, conhecida como Morro da AABB. A Secretaria de Planejamento, por meio da Diretoria de Trânsito e Transportes vai criar um grande binário no entorno do morro – anunciado em agosto e já divulgado pelo JDV – envolvendo as Ruas Adélia Fischer e Max Wilhelm, no bairro Vila Baependi.

A alteração deve ser feita entre os dias 2 e 4 de janeiro, quando o trânsito é calmo devido às férias coletivas. Nessa região será feita a grande alteração. Conforme Gildo Martins de Andrade Filho, diretor de Trânsito e Transporte, existe naquela região atualmente sete semáforos, que serão reduzidos a dois. A volta a ser dada ficará maior, dependendo de onde o motorista vem, mas com menos semáforos, o tempo ficará menor.

No tráfego de caminhões e ônibus que é grande na região, as mudanças vão melhorar. “Hoje o tráfego pesado que sai pela Rua Jorge Czerniewicz acaba tendo que subir pela Adélia Fischer em uma única pista. Normalmente, alguns veículos pesados têm problemas para subir e ficam segurando o trânsito. Após a alteração, caminhões ou ônibus – e por consequência os demais veículos – irão seguir da Jorge Czerniewicz para a Max Wilhelm e, adiante, pegam a Fritz Bartel, já acessando a Bernardo Dornbusch, que é praticamente a saída da cidade.

Também em janeiro, outras alterações serão implantadas. O cronograma prevê a inversão da Rua Estheria Lenzi Friedrich (do Colégio Evangélico Jaraguá) fará que ela não desça mais sentido a Rua Getúlio Vargas, mas sim suba em direção da Rua Epitácio Pessoa. A mudança atende um pedido de pais e alunos da escola. Assim, o desembarque dos estudantes vai ocorrer sem necessidade de travessia. Como a Estheria Lenzi é uma rua mais larga também seria possível ampliar o estacionamento. “Isso facilita que as pessoas estacionem seus veículos ali e resolvam, a pé, o que está mais próximo como comércio, e bancos, por exemplo”, explicou Andrade.

Sentido em ruas centrais também devem facilitar a circulação de veículos

Continue atento às mudanças. Outra alteração que será implantada no próximo mês é que com as inversões haverá mais espaço para trocar de faixas, no caso dos carros. Antes, como a Rua Estheria Lenzi era mais próxima dava muito transtorno de quem estava vindo da direita e pegava logo a pista da esquerda para poder acessá-la. Andrade explica que a conversão passou para a Rua Emílio Carlos Jourdan (do Shopping) – onde será eliminada a mão inglesa e vai passar a ser sentido único em direção à Rua Getúlio Vargas.

“Com isso conseguiremos ganhar um tempo de semáforo. Esse semáforo que está na descida da Rua Estheria Lenzi com a Getúlio Vargas será transferido para frente do Shopping entre a Getúlio Vargas com a Emílio Carlos Jourdan passando assim a funcionar somente para pedestres. A medida dará mais segurança no acesso ao próprio Shopping”, completa o diretor de Trânsito e Transporte.

Este mês foi alterado o sentido de circulação da nove ruas do Bairro Vila Nova, a maioria transversais entre as Ruas 25 de Julho e José Marangoni. Também foi feita a inversão de sentido no tráfego das Ruas Guilherme Weege e João Picolli transversais das Ruas Reinoldo Rau e Marechal Deodoro da Fonseca. A alteração visa facilitar principalmente o acesso ao Hospital São José, em especial de ambulâncias. O semáforo foi antecipado em uma quadra e agora está próximo da Farmácia Catarinense.

Notícias relacionadas

x