Cotidiano | 04/06/2026 | Atualizado em: 05/06/26 ás 10:33

Jaraguá do Sul será polo regional de programa que pretende planejar o futuro de SC

PUBLICIDADE
Jaraguá do Sul será polo regional de programa que pretende planejar o futuro de SC

Foto: divulgação prefeitura

O planejamento regional, a educação empreendedora e a inovação estão entre as prioridades definidas pelo Governo de Santa Catarina para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Estado na próxima década. Dentro dessa estratégia, Jaraguá do Sul passa a assumir um papel de destaque no Vale do Itapocu.

O município participa, em Florianópolis, da apresentação dos programas Avança SC, Educação Empreendedora e SC Mais Inovação. Os secretários de Planejamento e Urbanismo, Anselmo Luiz Jorge Ramos, e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Thiago Mothci Sarmanho, representam a cidade no evento.

Além de acompanhar a apresentação das iniciativas, Jaraguá do Sul será polo de disseminação regional do programa Avança SC, ampliando a implementação das ações voltadas ao planejamento estratégico, educação empreendedora e inovação.

Jaraguá do Sul terá atuação regional

As iniciativas apresentadas integram uma estratégia estadual voltada ao desenvolvimento dos municípios catarinenses nos próximos dez anos. A proposta busca conectar planejamento regional, educação e inovação para fortalecer o crescimento econômico e social em diferentes regiões do Estado.

A participação de Jaraguá do Sul reforça o protagonismo do município na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. A cidade terá a missão de auxiliar na disseminação do programa Avança SC entre os municípios do Vale do Itapocu.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Thiago Sarmanho, a próxima etapa prevê a realização de workshops em todas as regiões catarinenses para apresentar a metodologia e ampliar a participação dos municípios.

“No início de julho será promovido um workshop regional pela Amvali, em parceria com o Município de Jaraguá do Sul, para levar adiante essas iniciativas e fortalecer o planejamento integrado da região”, destacou.

Os programas apresentados pelo Governo de SC

Avança SC

O Avança SC é um programa de planejamento e desenvolvimento regional que utiliza dados e escuta ativa para identificar as necessidades de cada município catarinense.

A iniciativa tem como foco o planejamento regional estratégico, buscando mapear demandas e potencialidades locais para subsidiar a criação de políticas públicas mais eficientes, baseadas em informações concretas e na participação das lideranças regionais.

Educação Empreendedora

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, o programa tem como objetivo fortalecer a cultura empreendedora nas escolas estaduais.

A proposta busca preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo, estimulando o pensamento crítico, a criatividade, a autonomia e a capacidade de inovação desde a educação básica.

SC Mais Inovação

Em sua segunda edição, o programa é voltado ao fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina.

A iniciativa procura ampliar a competitividade da economia catarinense por meio da aproximação entre universidades, centros de pesquisa e empresas, incentivando o desenvolvimento de novos negócios e soluções tecnológicas.

Como isso impacta sua vida?

A participação de Jaraguá do Sul como polo regional do Avança SC coloca o município no centro das discussões sobre planejamento, educação empreendedora e inovação no Vale do Itapocu. Na prática, a cidade também terá papel na mobilização regional para ampliar a participação dos municípios nas iniciativas apresentadas pelo Governo de Santa Catarina.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
wesdev.com.br